Economia

O que fazer para poupar na oficina? 12 erros a evitar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 semanas atrás em 23-08-2024

O principal inimigo de um carro são os “vícios” de condução. Se quer poupar na oficina evite estes 12 erros.

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Todos nós começamos a criar maus hábitos. Não há nenhum condutor que não tenha desenvolvido um vício que acabará por levar o carro à oficina.

São gestos muito pequenos, nenhum dura mais do que alguns segundos, mas acabam por ter um impacto fulcral.

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Segundo o NCultura estes são os 12 erros:

1.Ligar o carro e iniciar imediatamente a marcha: Durante os primeiros 10 a 20 segundos depois de dar à chave, o óleo está a ser bombeado para os pontos onde será necessário. Espere alguns minutos para que o motor chegue à temperatura ideal antes de acelerar.

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2.Descansar a mão na alavanca das mudanças: Ao deixarmos a mão na alavanca, estamos a pressionar os garfos contra as peças em rotação, resultando em desgaste desnecessário.

3.Deixar o carro engatado em paragens no trânsito: Ainda na caixa de velocidades, ao pressionarmos a embraiagem com a mudança engatada, estamos a aumentar o tempo de contacto entre as peças. É mais um caso de desgaste inútil, numa situação que pode ser tratada de outra forma.

4.Pisar a embraiagem numa subida: O mesmo se passa com o famoso ponto de embraiagem: prefira sempre o travão de mão se possível.

5Descansar o pé na embraiagem: O prato fica pressionado contra a embraiagem e, entra em desgaste.

6.Uso agressivo dos travões: Para além da segurança que estamos a esquecer, também o carro sofre com esta condução agressiva. Desgaste prematuro dos travões e dos pneus e aumento do consumo de combustível são motivos suficientes para o desgaste.

7.Uso excessivo do acelerador: Acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro, especialmente se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente.

8.Uso agressivo da caixa: Use a mudança certa para o regime em que está: mudanças altas a baixas velocidades danificam as cabeças dos cilindros. Inversamente, um regime muito elevado provoca, mais uma vez, o desgaste que queremos evitar.

9.Uso bruto da caixa: Passagens brutas entre primeira e marcha-atrás são outro gesto a evitar. Passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais danifica o sistema de transmissão. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos.

10.Uso prolongado do travão numa descida: A melhor solução numa descida é sempre controlar a velocidade através da caixa. Reserve o travão para momentos em que realmente necessita dele. Caso contrário irá chegar ao fim da descida com os discos em brasa.

11.Não deixar o turbo arrefecer: Se o seu carro tem um turbocompressor, é uma boa ideia deixá-lo arrefecer antes de desligar completamente o motor. Deixe o motor em ponto-morto durante um minuto para a lubrificação do turbo funcionar algum tempo.

Numa estação de serviço, por exemplo, depois de conduzir a um velocidade comum em autoestrada não desligue imediatamente o carro.

12. Conduzir na reserva: Há vários motivos que aconselham a não conduzir com o depósito quase vazio. Nenhum combustível está livre de detritos que se acumulam no fundo do depósito e irão entrar no sistema.

E o combustível também funciona como uma forma de lubrificante, função que não pode realizar se não estiver presente. Se a bomba não estiver submersa irá aquecer e aumentar a fricção, pode ler-se.

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