Saúde

O que acontece se ficarmos um mês sem beber café?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 31-03-2025

Imagem: Pexels

Para muitos, o café é indispensável na rotina, funcionando como um verdadeiro combustível para enfrentar o dia. Seja para despertar de manhã, manter o foco no trabalho ou socializar, esta bebida tem um papel central na vida de muitas pessoas.

Mas o que acontece quando paramos de consumi-la por um mês?

PUBLICIDADE

publicidade

Interromper o consumo de cafeína pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem está acostumado a ingerir café diariamente. A abstinência pode provocar sintomas como dores de cabeça – o café tem ação vasoconstritora e sua falta pode aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, causando cefaleias temporárias.

PUBLICIDADE

Fadiga intensa. Sem a cafeína, o organismo pode demorar a recuperar a sua energia natural. Oscilações de humor até porque a influência da cafeína na produção de dopamina faz com que a sua ausência possa resultar em irritabilidade.

O estado de alerta proporcionado pelo café desaparece temporariamente, exigindo adaptação.

Apesar destes desafios iniciais, os efeitos negativos tendem a diminuir após alguns dias, dando espaço para mudanças positivas no organismo.

O café é conhecido por estimular o sistema digestivo. Ao interromper o consumo, algumas pessoas podem enfrentar uma constipação temporária, pode ler-se no The Body Optimist.

Embora o café proporcione uma sensação rápida de disposição, também pode levar a quedas abruptas de energia ao longo do dia. Sem a cafeína, o organismo passa a regular os seus níveis energéticos de forma mais equilibrada, evitando oscilações bruscas.

Ficar um mês sem café pode ser um desafio, mas os benefícios observados podem surpreender. Enquanto alguns optam por abandonar a bebida de vez, outros aprendem a consumi-la com mais moderação. O essencial é compreender os sinais do próprio corpo e adotar hábitos que promovam bem-estar e equilíbrio.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE