O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Muitas pessoas dependem dele para começar o dia com mais disposição e manter o foco ao longo do dia. Mas o que acontece com o corpo quando alguém decide parar de tomar café por um mês?
De acordo com o artigo The Body Optimist, os primeiros dias sem café não são nada fáceis, principalmente para quem toma café regularmente. A cafeína é um estimulante ao qual o corpo se adapta, e interrompê-la pode causar uma leve abstinência.
PUBLICIDADE
Os sintomas mais comuns nos primeiros dias são: dores de cabeça, fadiga, irritabilidade e alterações de humor e dificuldade de concentração.
Passado os primeiros dias, o corpo começa a se adaptar e os benefícios começam a aparecer:
Uma das primeiras mudanças perceptíveis é a qualidade do sono. Mesmo quando consumido pela manhã, o café pode atrapalhar os ciclos do sono, pois leva várias horas para que a cafeína seja completamente eliminada do corpo. Ao parar de tomar café, acordamos mais descansados.
2. Energia… em modo estável
O café funciona um pouco como uma montanha-russa emocional: um pico de energia seguido por uma queda que faz você querer beber mais. Sem café, o corpo regula naturalmente seus níveis de energia, sem os altos e baixos que podem causar fadiga e irritabilidade.
3. Um sorriso mais brilhante
O café pode ser delicioso, mas não é amigo do nosso sorriso. É ácido e promove manchas nos dentes, amarelando gradualmente o esmalte. Ao eliminá-lo, reduzimos o risco de manchar os dentes, a acidez na boca e o mau hálito.
Depois de um mês sem café, os dentes geralmente parecem mais brancos e a saúde bucal melhora.
4. Pele mais radiante e hidratada
O café é um diurético natural, o que significa que ajuda o corpo a eliminar água. Beber muito pode fazer com que a pele pareça mais opaca. Ao parar de tomar café, o brilho da pele tende a regressar
PUBLICIDADE