Saúde

O que acontece ao corpo se deixar de fumar?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 anos atrás em 04-05-2023

Deixar de fumar será sempre uma vantagem, uma mais-valia para a saúde. Muitos fumadores não percebem o verdadeiro risco que correm. O tabaco não só faz mal à saúde como à carteira.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Se ainda tem dúvidas acerca das vantagens desta medida para a sua vida, confira as informações abaixo que a NCultura reuniu:

Sangue: Ao fim de 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e a circulação sanguínea regularizam, assim como a temperatura das mãos e pés.

Oxigénio: Após 8 horas do último cigarro metade da nicotina e do monóxido de carbono ingeridos deixam o sangue e os níveis de oxigénio disponíveis para o cérebro e para os músculos aumenta.

Monóxido de carbono: Passadas as 12 horas após ter fumado, os níveis de monóxido de carbono no sangue estabilizam, o que é muito benéfico para a sua saúde cardiovascular.

Ataque cardíaco: Basta um dia sem fumar para diminuir um dos grandes riscos enfrentados pelos fumadores e não só. Sabia que quem fuma um maço de tabaco por dia tem o dobro da probabilidade de vir ter um ataque cardíaco?

Secreções: Dois dias sem tabaco e começa a recuperar o paladar, o olfato e os seus sentidos ficam mais apurados. Acresce uma limpeza do organismo, com os pulmões a começarem a expelir algumas secreções, nomeadamente através da tosse.

Respira melhor: 72 horas sem fumar. Vai sentir que respira melhor e que tem mais energia. É um sinal de que os seus pulmões e, particularmente, os seus brônquios estão a ficar mais limpos.

Energia: Poderá sentir-se capaz de praticar exercício físico com mais intensidade e regularidade, ao fim de três meses sem fumar.

Sistema imunitário: O organismo está mais forte e com mais defesas passados 3 a 9 meses sem tabaco. É provável que não se constipe com tanta frequência e os pulmões vão recuperar até 10% da sua função respiratória.

Pulmões: Atingidos os 9 meses a 1 ano sem tabaco é suficiente para ter recuperado, praticamente na totalidade. Além disso, o risco de vir a ter um ataque cardíaco continua a descer.

Cancros: Passados 5 anos sem um cigarro, o corpo está desintoxicado, as artérias e os vasos capilares desobstruídos e o risco de vir a ter um AVC é idêntico ao de alguém que nunca fumou! “Além disso, ainda diminuiu para metade o risco de vir a ter cancro na boca, garganta, esófago e bexiga. Um dos cancros mais temidos por qualquer fumador, pode ser evitado deixando de fumar. Ao fim de 10 anos sem tabaco, já reduziu para menos de 50% o risco de vir a ter cancro do pulmão”, afirma a NCultura.

Doença cardiovascular: 15 anos sem fumar é sinal de que tem o mesmo risco de ter uma doença cardiovascular do que alguém que nunca fumou na vida. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE