Primeira Página

O “pecado” mora nesta geladaria da Lousã

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 20-09-2024

Imagem: Própoli Gelataria / Facebook

Tudo começou com Tiago Alves e Ana Torres. Foi em Aljezur, no “G.I.A. – Il Gelato Italiano Artigianale”, que tiveram formação com dois mestres geladeiros italianos.

PUBLICIDADE

E deram asas a um “sonho comum: tornarem-se produtores de gelado e abrir as portas à Própoli. Neste curso aprenderam todas as noções básicas sobre o gelado artesanal e as diferenças que existem entre o gelado artesanal e todos os outros tipos de gelado, seja ele industrial, gelado soft, ghiacciolo, granita, entre outros”.

A criação de sabores com a origem nos produtos endógenos da Lousã e da região das Beiras é assegurada. Aqui encontra sabores de Licor Beirão, Medronho, Pólen, Mel Serra da Lousã D.O.P., Noz, Castanha, entre outros.

PUBLICIDADE

Neste espaço são confecionados bolos de gelado. É um “desafio mais recente lançado pelos clientes: fazerem bolos de gelado para os aniversariantes. Arte ainda a ser descoberta mas já com alguns frutos!”.

Mas também há crepes, waffles, panquecas e Bubble Waffle. A Própoli Geladaria intitula-se como uma geladaria de estilo moderno, por isso também faz de raiz as massas. Aqui o cliente pode “criar” o seu próprio pedido dando asas à sua imaginação.

PUBLICIDADE

Aqui também se servem copas de gelado, bem como gelados artesanais, sendo que “é a grande paixão da Própoli Geladaria”, com a “melhor qualidade e frescura dos produtos utilizados, aliado à arte em criar as próprias receitas, o resultado só pode ser a excelência no produto final”.

Está aberta aos domingos e segundas-feiras das 15:00 às 20:00. Quarta, quinta, sexta e sábado funciona das 15:00 às 22:30, na Rua General Humberto Delgado, na Lousã. Terça é dia de descanso.

Mas porquê o nome “Própoli”? Trata-se da “substância resinosa obtida pelas abelhas através do pasto apícola da região. Um dos grandes tesouros da mesma é precisamente o mel, sendo assim, pegamos no espantoso trabalho das abelhas para fabricar alguns dos nossos produtos como o gelado artesanal de mel apreciado por todos”.

“Os gregos chamavam Própolis às portas de uma cidade, fruto disso escolhemos este nome porque estamos numa das entradas principais do município [da Lousã]. Em italiano, Própolis escreve-se Propoli e devido à nossa aprendizagem com mestres italianos achamos que devíamos fazer uma referência a Itália”, explicam.

É assim que Própoli Geladaria representa esta Região Beirã, procurando sempre (re)produzir em gelados alguns dos produtos endógenos da mesma, pode ler-se no site do estabelecimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE