Coimbra
O maior Presépio de Portugal espera por si em Penela
O presépio tradicional de Penela, “o maior de Portugal”, pode ser visitado a partir de hoje, 1 de dezembro!
PUBLICIDADE
A sessão de apresentação do Penela Presépio, que decorreu esta manhã, contou com a participação de Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que, mais uma vez, foi convidado por Luís Matias, líder da autarquia de Penela.
Os dois autarcas voltaram a destacar a parceria entre Penela e Montemor-o-Velho, que proporciona bons descontos a quem visite o Penela Presépio (Penela) e o Castelo Mágico de Natal (Montemor-o-Velho).
As 200 figuras expostas no presépio animado, junto ao castelo de Penela, sobranceiro a esta vila do distrito de Coimbra, “contam histórias e mostram quadros representativos da época” de Jesus Cristo, há mais de 2.000 anos, na antiga Galileia.
“Penela é verdadeiramente um presépio” e no cimo da encosta, “decorada com o casario branco e encimada pelo castelo medieval”, pode mais uma vez ser apreciado aquele presépio animado, realização principal do programa Penela Presépio, promovido pela Câmara Municipal, presidida pelo social-democrata Luís Matias.
O Penela Presépio é um evento “inspirado em momentos, locais e personagens que recriam quadros representativos do presépio tradicional português”.
Atá 6 de janeiro de 2019, o programa inclui “muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do património histórico, natural e imaterial”, como o presépio ao vivo, no Quintal das Lapas, e a exposição de presépios, “fruto de um desafio feito à comunidade” e repartida pelas igrejas de São Miguel, na sede do concelho, e do Espinhal.
“Representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico”, o presépio ao vivo recria “uma moldura cenográfica de um povo, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus e submetido ao poderoso Império Romano”.
Já no Espinhal, o presépio tradicional, este ano localizado no mercado, “representa a freguesia e o seu património histórico, natural e paisagístico”, com destaque para as aldeias, as ribeiras e as casas senhoriais, como a que pertenceu à família da viscondessa do Espinhal, no século XIX.
Na animação infantil, “destinada aos visitantes mais jovens, animadoras caracterizadas executam pinturas faciais, modelagem de balões e outras atividades”, entre as quais “Hora do conto”, sujeita a marcação prévia.
No “Mercadinho de Natal”, em Penela e Espinhal, dedicado à agricultura tradicional e familiar, são comercializados produtos endógenos, além de artesanato urbano.
O programa inclui ainda “Playground Radical”, no castelo, com diversas atividades radicais para os mais jovens, bem como animação de rua, espetáculos musicais e um “comboio de Natal”, que assegurará “uma viagem mágica pela vila de Penela”.
O Penela Presépio, que a autarquia promove desde a última década, atrai habitualmente milhares de visitantes ao concelho.
A última edição superou todas as metas ao ultrapassar os 50.000 visitantes”, salienta autarquia local.
Related Images:
PUBLICIDADE