Coimbra
O Futuro do Passado no Festival Cultural de Travanca de Lagos
Este evento que se tem destacado pela programação alternativa, onde a junção de várias artes se mistura com o tradicional e o moderno, tem fidelidade de um público específico e vem cativando novos visitantes todos anos.
Nesta edição o Origens faz a abertura com um concerto performance intitulado “Rock para a Tradição Oral”, uma mistura de música rock, por músicos do concelho, com declamação de poesia, por jovens poetas de Travanca de Lagos. O espetáculo terá lugar no Adro da Igreja desta aldeia do concelho de Oliveira do Hospital.
No Sábado, dia 19, haverá Teatro com o grupo “Os Gorgulhos/Teatro na Serra” e o concerto de “Ús Sai de Gatas”. O Domingo, dia 20, proporciona a experiência com Jogos Tradicionais pelos “Tokajogar”, um workshop de Danças Tradicionais do Mundo pelos alunos da Eptoliva, animação musical com Concertinas e com os Açor Tambor. Haverá ainda conversas à volta de rendas malhas e tricot.
Durante todo o festival haverá feira de artesanato e gastronomia, mostra animal e de alfaias agrícolas. Acima de tudo é uma oportunidade para degustar alguns pratos típicos da região, regados com um bom vinho.
A organização, Jovens da Liga de Travanca de Lagos adiantam que “apesar das dificuldades de financiamento e da consequente redução do orçamento, vamos trabalhar com o pouco que temos. Estamos habituados a fazer muito com pouco e não baixaremos os braços. Fazemos por marcar a diferença e não apenas fazer mais um evento. Outra dificuldade é a ressaca que as nossas gentes ainda sentem da tragédia do passado dia 15 de Outubro. Este festival serve para nos animar mas também para nos relembrar de onde vimos. A essência está na origem.”
Related Images:
PUBLICIDADE