Primeira Página
O destino ideal para quem busca paz e serenidade fica em Góis

Imagem: Amílcar Martins fb
A Comareira, em plena Serra da Lousã, é a mais pequena de todas as Aldeias do Xisto e uma das mais bonitas. Soalheira e com casas aninhadas umas nas outras, é o sítio ideal para fugir ao burburinho da cidade.
A aldeia, localizada no concelho de Góis, é composta por um pequeno conjunto de construções, para habitantes e gado doméstico, predominantemente feitas com xisto e quartzito, embora algumas das fachadas estejam revestidas com um característico reboco crespo de cor tradicional.
O nome peculiar desta localidade vem da palavra “cômoros”, que significa “colinas” ou “montes”. Era assim que se chamavam os terrenos agrícolas que ainda hoje rodeiam a aldeia, e que eram cultivados pelos seus habitantes, revela o site aldeias do xisto.
PUBLICIDADE
Caso seja um amante de caminhadas, aproveite e siga um dos trilhos que liga esta aldeia a outras localidades do concelho de Góis, como Aigra Nova, Aigra Velha e Pena.
Ao longo do caminho, conseguirá apreciar a exuberante natureza da serra da Lousã, observando espécies ameaçadas de fauna e flora, como o corço, o veado, o buxo e a águia-real.
PUBLICIDADE