Primeira Página

O comandante de que todos gostam! Pampilhosa da Serra homenageia Carlos Luís Tavares

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 10-04-2025

A Sessão Solene do Dia do Município de Pampilhosa da Serra, que teve lugar na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, ficou marcada pela homenagem a várias personalidades e colaboradores que se distinguiram pelo seu contributo à comunidade.

Entre os homenageados, destacou-se Carlos Luís Tavares, atual comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, que foi agraciado com a Medalha de Valor e Altruísmo.

PUBLICIDADE

publicidade

Nascido em Soure, onde iniciou a sua atividade como bombeiro voluntário, Carlos Luís Tavares destacou-se desde cedo pelo seu espírito humanitário e dedicação à proteção e socorro. “De espírito humanitário, cedo abraçou o gosto pela proteção e socorro, como bombeiro na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure, a sua terra natal”, reconheceu o município durante a cerimónia.

PUBLICIDADE

A sua carreira na área da proteção civil levou-o a assumir, em 2013, o cargo de Comandante Operacional Distrital de Coimbra na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Em 2023, foi nomeado Comandante Sub-Regional da Região de Coimbra, cargo que atualmente ocupa com distinção.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal enalteceu as qualidades do homenageado: “Carlos Luís Tavares é um homem de comando. Não se perde em discursos nem em burocracias: atua”.

Jorge Custódio destacou ainda a importância da sua presença no território: “Num concelho como a Pampilhosa da Serra, onde os incêndios são uma ameaça real, ter alguém como o comandante Carlos Tavares ao lado dos nossos bombeiros e das pessoas faz toda a diferença. Alguém que ouve e previne. Que, quando é preciso, garante uma resposta rápida, musculada e eficaz.”

O autarca descreveu o comandante como “daqueles que não se impõem: conquistam”, sublinhando que esta distinção é expressão de um sentimento coletivo de gratidão: “É com sincera admiração e respeito que lhe prestamos esta justa homenagem.”

Visivelmente emocionado, Carlos Luís Tavares agradeceu a distinção, referindo que “neste concelho encontro pessoas genuínas, simpáticas e verdadeiramente calorosas”.

No momento de agradecimento, fez questão de reconhecer o papel da sua família e da equipa que lidera no desempenho das suas funções.

Além de Carlos Luís Tavares, a autarquia distinguiu também Cristina Oliveira, delegada Regional da Educação da Região Centro, e António João Lopes Sabugueiro com a Medalha de Valor e Altruísmo.

A cerimónia incluiu ainda a entrega da Medalha de Bons Serviços a seis funcionários da autarquia que recentemente concluíram os seus percursos profissionais, num reconhecimento público pelo seu contributo ao serviço do município.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE