4 de Julho. Feriado Municipal de Coimbra. Colégio do Carmo – Rua da Sofia. Sansão Coelho apresenta, de forma brilhante, a sessão solene do Dia da Cidade.
PUBLICIDADE
Notícias de Coimbra regista que a cerimónia foi bem menos enfadonha do que as anteriores, tendo passado das habituais 5 horas para cerca de 2 horas.
O protocolo municipal teve a feliz ideia de “proibir” os discursos e os elogios à moda da velha UC, palavras que, na maior parte dos casos, ninguém ouvia e colocavam os presentes com vontade de terem ficado na praia.
Esta quinta-feira, foi tudo “muito simples”, como diria o pretérito Prefeito. O apresentador lia perfil do homenageado, Barbosa de Melo entregava galardão e “toma lá bacalhau”, que o próximo é a seguir e a seguir toca o José Cid na Praça da Canção.
No entanto, alguns dos homenageados não quiseram de deixar de agradecer a Coimbra. Luís de Matos foi o o nº1 e o primeiro a discursar. 2 minutos de verdadeira magia, tempo suficiente para dizer o que se impunha. Braga da Cruz, na qualidade de Presidente do Comunicação Social de Coimbra, também pediu a palavra para recordar Mário Nunes. Jorge Alves não se esqueceu de lembrar quem não tinha votado na sua Integrar. Victor Marques, do Café Santa Cruz, e António augusto Barros, da Escola da Noite, também se dirigiram a quem foi passar o fim da tarde ao ar livre no Colégio do Carmo.
O programa das festas (económicas), sem croquetes, mas com água fresca, foi assim:
Abertura da Sessão Solene pelo Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra. Doutor Manuel Porto. Atribuição das Distinções Honoríficas a:
Medalha da Cidade: Luís de Matos – 25 anos de carreira (ouro), Museu Nacional Machado de Castro – Centenário (ouro) e 125 Anos da Escola Superior Agrária de Coimbra (ouro).
Mérito Desportivo: Beatriz Gomes (ouro), César Pegado (ouro) e João Trindade (ouro).
Mérito Cultural: Escola da Noite: (ouro), Orquestra Clássica do Centro (ouro), Círculo de Artes Plásticas de Coimbra – 55 anos (ouro), Filarmónica de Torre de Vilela (prata) e Clube da Comunicação Social (bronze).
Mérito de Solidariedade Social: Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra(ouro), Maternidade Bissaya Barreto (ouro) e Associação Integrar (ouro).
Mérito Empresarial: Café Santa Cruz (ouro).
De imediato, fez-se a apresentação pública das obras “Monumentos Fundacionais do Município de Coimbra”, da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho e “Vida e Sombra”, da autoria de Nuno de Figueiredo, premiada, em 2012, com o Prémio Literário Miguel Torga
Seguiu-se a Entrega do Prémio Municipal Edmundo Bettencourt ao grupo Fado ao Centro e a Intervenção da Presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira
O encerramento da cerimónia esteve por conta de João Paulo Barbosa de Melo. Um discurso de 10 minutos, que, se chegar a Porta e Passos, vai deixar este duo com as orelhas a arder.
A finalizar, na Igreja do Carmo, o Projeto Cordis e Nuno Silva proporcionaram um espectáculo intimista a todos os que não estavam com pressa para visitar a Feira Popular.
O evento contou com a presença da maior parte das “forças vivas” da cidade. Registou-se a ausência dos líderes das bancadas do PS e PSD na Assembleia Municipal de Coimbra. Dos deputados eleitos pelo círculo de Coimbra, apenas Rui Duarte fez questão de estar presente. As ausência de Helena Freitas e Olinda Rio também foi comentada por analistas locais.
Veja imagens no Facebook de Notícias de Coimbra clicando aqui
LUÍS DE MATOS
BRAGA DA CRUZ
JORGE ALVES
SANSÃO COELHO
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.