Novos cursos na área do Turismo apresentados em Aveiro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-06-2017

A criação de cursos de especialização na área do Turismo tem como consequências o reforço da qualidade dos serviços prestados aos visitantes e, por outro lado, aumenta a qualificação dos trabalhadores da área, permitindo a melhoria das suas condições salariais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

unnamed (36)

Estas foram as duas ideias principais lançadas hoje, na sede do Turismo Centro de Portugal, em Aveiro, durante a conferência de imprensa de apresentação dos novos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) da EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro.

A EFTA anunciou dois novos cursos, que começa a lecionar em setembro: o de Técnico Especialista em Gestão e Produção de Cozinha e o de Técnico Especialista em Gestão e Produção de Pastelaria. As inscrições estão abertas até final de junho.

O Centro de Portugal está a registar um grande crescimento na atividade turística. Um relatório da Price Waterhouse revela que, em 2016, o Centro movimentou 270 milhões de euros em hotelaria, 100 milhões de euros em viagens, 40 milhões de euros em jogo/casino e 1000 milhões de euros em restauração e bebidas. Aveiro, em particular, cresceu 15 por cento no último trimestre. O nosso posto de atendimento aqui bateu um recorde em junho”, salientou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, perante os jornalistas“.

“Mas o crescimento traz desafios. Um deles é preservar a autenticidade dos destinos: como preservar a autenticidade e, ao mesmo tempo reforçar a atratividade. Outro desafio reside nos recursos humanos. Estes cursos da EFTA contribuem de forma dupla para fazer face a este desafio. Por um lado, permitem aumentar o número de quadros qualificados em áreas específicas, reforçando a qualidade do serviço. Por outro, tem um efeito benéfico na valorização do trabalho. Por vezes o trabalho no setor da restauração não tem o reconhecimento que deveria. Estes cursos ajudam a mudar essa perceção. Os destinos estão a melhorar, e isso deve ser acompanhado pela melhoria da qualificação dos trabalhadores. Temos de ter recursos humanos mais qualificados e pagar-lhes mais. O valor médio que se está a pagar é baixo. Estes cursos são uma resposta inteligente a esse desafio”, acrescentou.

Manuel Torrão, diretor da EFTA, fez a apresentação dos cursos, juntamente com Paula Ribeiro, coordenadora dos Cursos de Especialização Tecnológica. Os responsáveis da escola destacaram o facto de estes serem cursos com uma provável grande taxa de empregabilidade e que a procura está a superar as melhores expetativas.

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são destinados a alunos que terminaram o ensino secundário e conferem uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Permitem a qualificação de quadros intermédios através de uma especialização em áreas tecnológicas e o prosseguimento de estudos, bem como a obtenção de equivalências a algumas licenciaturas, com a atribuição de créditos.

Os cursos têm a duração de 1.500 horas, sendo que 500 são de formação em contexto real de trabalho.

O Técnico Especialista em Gestão e Produção de Cozinha tem como principais funções planificar, dirigir e coordenar os trabalhos de cozinha e colaborar com o serviço de gestão de Food & Beverage na estruturação de ementas e no processo de cálculo dos custos, bem como preparar, confecionar e empratar refeições num serviço de qualidade superior, aplicando novos equipamentos de produção, novos produtos e novos processos de confeção.

O Técnico Especialista em Gestão e Produção de Pastelaria tem como principais funções planificar, dirigir e coordenar os trabalhos de pastelaria e colaborar com o serviço de Food & Beverage na estruturação de ementas e no processo de cálculo de custos, bem como confecionar bolos e outros produtos de pastelaria, de confeitaria e de gelataria, pão e produtos similares de padaria de qualidade superior, aplicando novos equipamentos de produção, novos produtos e novos processos de confeção.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE