Nuno Domingos é o novo presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ), eleito para o mandato 2025-2028, numa eleição com uma única lista candidata.
O inspetor da PJ, que passou por diversas áreas e unidades de investigação criminal, tem entre os seus objetivos uma luta já com alguns anos desta estrutura sindical: a regulamentação de mais de uma dezena de portarias relativas ao funcionamento interno da PJ.
Citado em comunicado, o novo presidente da ASFIC/PJ eleito pela esmagadora maioria dos votantes afirmou querer ver “promulgadas as 14 portarias que estão por regulamentar”, mas aponta que “os ciclos políticos cada vez mais curtos” obrigam a prudência, apelando à colaboração da Direção Nacional da PJ neste objetivo.
PUBLICIDADE
Nuno Domingos já tinha ligação à estrutura sindical dos inspetores da PJ, da qual era até agora o presidente da Direção Regional da Grande Lisboa e Ilhas, órgão à frente do qual cumpriu dois mandatos, entre 2013-2016 e 2022-2025.
Presidiu ainda ao Conselho Fiscal e Disciplinar da Associação entre 2019 e 2020.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, entrou na PJ em 1999, onde passou por várias unidades de investigação, como fraudes e corrupção, tráfico de estupefacientes, banditismo e cibercrime.
Entre 2019 e 2022 exerceu funções em regime de mobilidade no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
Nuno Domingos sucede a Carla Pinto na liderança da ASFIC/PJ.
A votação da nova direção da estrutura sindical decorreu hoje no XII Congresso Nacional Extraordinário da ASFIC/PJ, realizado no edifício sede da PJ, em Lisboa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE