Autarquia divulgou vídeo do projeto na sessão do Dia do Município.
De acordo com o presidente Ricardo Cruz, este projeto já conta com o financiamento de 1 milhão de euros através do projeto especial da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.
Ao intervir na sessão que decorreu no Centro Cultural de Tábua, o autarca lembrou que a verba será usada para a criação de infraestruturas que permitirão “alavancar este projeto no futuro”.
PUBLICIDADE
O projeto irá demorar alguns anos até ser totalmente implementado, mas no seu entender estão criados os alicerces que permitirão aumentar a qualidade de vida no concelho e, dessa forma, ajudar à fixação da população.
Todo este trabalho, de acordo com o autarca, só terá sucesso caso aconteça a alteração da Lei das Finanças Locais para municípios de territórios de baixa densidade.
“Tábua não tem a capacidade de atração ou de recebimento de receitas que outros municípios têm, e por esse mesmo motivo também tem que ter uma discriminação positiva para que em conjunto se possa manter e avivar estas gentes heróicas que estão neste território”, afirmou.
No seu discurso, Ricardo Cruz fez questão de salientar a inauguração da Área Empresarial da Carapinha e que ocorreu antes da sessão solene. Um investimento de 1,4 milhões de euros, cuja intervenção abrange 10 hectares e permite a criação de mais 14 lotes.
Aproveitando a presença na cerimónia de José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, o presidente da câmara lembrou que os investimentos feitos no concelho, aqueles que estão a decorrer e os projetos futuros acontecem num período “difícil mas estimulante cenário de recuperação financeira da autarquia, a qual tem sido trabalhada de forma rigorosa e transparente, num equilíbrio permanente para que nunca fosse colocado em causa o investimento que o concelho reclama e o aproveitamento dos fundos comunitários e do PRR”.
Nesse âmbito, o presidente da câmara solicitou a Aguiar-Branco os seus “bons ofícios” para “uma atenção diferente do Governo para os municípios que se encontram numa situação débil em termos financeiros, mas ainda não cumprem os exigentes indicadores para aceder ao Fundo de Apoio Municipal (FAM)”.
Veja imagens dos homenageados do Dia do Município

















A sessão, que decorreu no Centro Cultural de Tábua, serviu para entregar as medalhas e diplomas a personalidades e entidades do concelho, bem como a quem contribuiu para a promoção do concelho.
A primeira homenagem foi para os trabalhadores aposentados da autarquia no último ano. São eles: António Andrade, António Santos, Henrique Brito, João Carvalho, José Fernandes, Luciano Santos, Luís Sobral, Maria da Conceição Monteiro, Maria José Neves e Rui Ferreira.
Depois, os diplomas de mérito aos estudantes Afonso Pocinho, João Pedro Simão e Ana Carolina Sampaio.
As empresas concelhias que foram PME Líder e PME Excelência 2023 também receberam diplomas de mérito. Cunfil, Irmãos Jorge, José Marques Simplício, Pavicer, Supermaco, Friopastel e Frisalgados receberam os diplomas municipais.
Um dos momentos mais emotivos da sessão foi a entrega das Medalhas de Valor e Altruísmo Grau Ouro aos três bombeiros de Vila Nova Oliveirinha que faleceram em setembro de 2024 no combate a um incêndio florestal em Midões.
Paulo Jorge Fonseca Santos, Sónia Cláudia Rodrigues Melo e Susana Cristina Moreira Abrantes receberam esta distinção a título póstumo.
Dalila Alexandra Lopes Gomes (Mérito Profissional), Amadeu Diniz Lopes da Fonseca e Grupo Cultural da Freguesia de Midões (Mérito Cultural e Científico) foram homenageados.
A mais alta distinção do Município de Tábua (Medalha de Ouro) foi entregue ao Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra.
Veja a entrevista NDC com Ricardo Cruz
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.