Coimbra

Novo Hub em Coimbra “transformará a cidade num Polo Global de Arquitetura”

Notícias de Coimbra | 42 minutos atrás em 08-11-2024

A TUU – Building Design Management e a Intecsa unem forças ao assinar no dia 7 de novembro, em Madrid, um acordo de parceria estratégica que prevê a criação de um Centro Ibérico de Produção de Arquitetura em Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A colaboração entre a TUU e a Intecsa nasceu em 2024, marcando o início de uma relação que agora se consolida com este acordo. O contrato estabelece uma relação de exclusividade na constituição de consórcios para concursos de engenharia na área das infraestruturas em Portugal (aeroportos, ferrovias, metros, sistemas de transporte leve e infraestruturas hidráulicas) e a partilha de delegações e recursos à escala global, maximizando a eficiência operacional e o acesso a recursos especializados nos 36 países onde a Intecsa já atua.

Com mais de 50 anos de experiência em Engenharia e Consultoria, a Intecsa é uma empresa de referência que tem contribuído para projetos de grande impacto internacional. A TUU, bem conhecida na região de Coimbra pela sua atividade desde a sua fundação em 2016, conta com uma equipa de 120 colaboradores e tem desenvolvido projetos muito relevantes em Portugal, reforçando o seu papel como líder em Arquitetura, Engenharia e Tecnologia para a construção. Juntas, as duas empresas contam com mais de 600 profissionais altamente qualificados e têm como clientes organizações de prestígio, tais como o Metropolitano de Lisboa, as Infraestruturas Ferroviárias de Espanha (ADIF), as Infraestruturas de Portugal ou o Metro de Madrid.

Por sua vez, Hector Bonaventura, representante da Intecsa, destacou: “Esta parceria oferece à Intecsa uma base operacional estratégica em Portugal, permitindo-nos expandir a nossa presença e assegurar a consistência arquitetónica dos nossos projetos a nível internacional.”

Com esta parceria, a TUU e a Intecsa planeiam não só elevar a arquitetura e a fiscalização em Portugal, mas também liderar a inovação no setor a nível internacional.

Um dos impactos mais significativos para a região de Coimbra é a criação direta de 20 novos postos de trabalho, resultante da fundação do Centro Ibérico de Produção de Projetos de Arquitetura. Este centro promoverá uma colaboração estreita entre os departamentos de arquitetura da TUU e as equipas técnicas da Intecsa, garantindo a consistência e a alta qualidade em todas as fases dos projetos.

PUBLICIDADE

Hélder Loio, CEO da TUU, afirmou: “Esta parceria foi sendo construída pelas equipas ao longo dos últimos meses, com um alinhamento claro de valores e objetivos. O acordo é o culminar de uma relação sólida e juntos somos uma referência no mercado ibérico. A nossa ambição é garantir a primeira fiscalização conjunta já em 2025 e estabelecer Coimbra como o coração do Centro Ibérico de Produção de Arquitetura.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE