Primeira Página

Nova vida, velha alma: O Teatro Municipal da Lousã renascido

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 16-11-2024

A inauguração oficial do Teatro Municipal da Lousã decorreu ao final da tarde deste sábado, 16 de novembro, com toda a pompa e circunstância.

O emblemático edifício considerado a “sala de visitas” desta vila do distrito de Coimbra sofreu profundas obras de reabilitação e ampliação, avaliadas em dois milhões de euros.

PUBLICIDADE

A funcionar desde o dia 4 de outubro, altura em que abriu as portas à comunidade, a cerimónia de inauguração oficial contou com um programa que começa pelas 18:00, com a receção dos convidados e descerramento da placa alusiva ao momento.

” Inauguramos, oficialmente, um espaço que representa muito mais do que uma simples infraestrutura: assinalamos oficialmente a nova vida do Teatro Municipal da Lousã, um objetivo importante que, depois de muito trabalho, de um grande investimento financiado parcialmente no âmbito do Portugal 2030, de muita perseverança e resiliência, volta a ser casa, volta a ser espaço de inspiração e de sonho”, salientou, o presidente da Lousã.

Para Luís Antunes “este equipamento permite que o concelho atinja – ao mesmo tempo – vários objetivos, nomeadamente o reforço da identidade, a valorização patrimonial e a dinamização e promoção cultural”.

A cerimónia foi presidida pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno e que contou, também, com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal  Região de Coimbra, Emílio Torrão.

O evento contou com momentos teatrais e de dança, pela Companhia de teatro “Um do Outro” e das bailarinas da Academia de Dança “My Turn” que realizaram uma visita encenada pelos vários espaços do Teatro Municipal.

PUBLICIDADE

Além dos momentos artísticos, foi, também, inaugurada uma exposição ilustrativa da “vida” deste “emblemático” teatro desde a sua fundação, em 1947.

A noite terminou com um concerto de Valter Lobo, num momento de comunhão entre o cantor e o público.

“A profunda reabilitação que realizámos deve também ser entendida como uma homenagem aos que lutaram e concretizaram, em 1947, este importante empreendimento, e a todos os que, ao longo do tempo, promoveram o seu funcionamento.” 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE