Saúde
Nova pós-graduação em Tratamento de Feridas na Escola Superior de Enfermagem
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) lança, a partir de fevereiro, um novo curso de pós-graduação em Tratamento de Feridas, área onde os profissionais de saúde reconhecem haver défice na formação.
Não existindo, até agora, na região Centro do país, formação com as caraterísticas que a ESEnfC pretende implementar, este curso, que resulta de uma parceria com a ELCOS – Sociedade de Feridas, tem a vantagem de oferecer um período de estágio, que pode ser desenvolvido em instituições de saúde nacionais ou estrangeiras, proporcionando aos formandos o contacto com o que de mais avançado se pratica nos cuidados a pessoas com feridas.
PUBLICIDADE
«É reconhecimento generalizado entre os profissionais de saúde que é deficitária a formação, e o conhecimento, na área do tratamento a pessoas com feridas. Não tem sido fácil a transferência para a prática de cuidados da mais recente evidência resultante da investigação, nem da utilização racional dos novos materiais que a indústria tem disponibilizado. De igual modo, esta área de intervenção tem estado centrada no âmbito hospitalar, quando é na comunidade que se encontram as situações mais prementes de intervenção como as feridas crónicas», afirma o coordenador científico do curso, professor Rogério Manuel Rodrigues.
Sem esquecer a vertente da situação aguda, o novo curso de pós-graduação em Tratamento de Feridas vem «recentrar o foco na intervenção comunitária, na situação de cronicidade e no seguimento pós-hospitalar», sublinha RogérioManuel Rodrigues, mestre em Saúde Pública e doutorado em Ciências de Enfermagem.
Os interessados podem contactar a ESEnfC/Área Académica (números de telefone 239 487 200 e 239 802 850, ou
e-mail academicos@esenfc.pt> academicos@esenfc.pt.
Related Images:
PUBLICIDADE