Mundo

Nova Inglaterra afetada por calor intenso e fortes tempestades que causaram um morto

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 09-09-2023

O calor que atingiu grande parte dos Estados Unidos esta sexta-feira forçou ao encerramento de algumas escolas em Nova Inglaterra, enquanto fortes tempestades na mesma região causaram a morte a um campista em Vermont.

PUBLICIDADE

publicidade

Um homem de Massachusetts morreu esta sexta-feira e a sua noiva ficou gravemente ferida na sequência da queda de uma árvore que os atingiu durante uma tempestade, enquanto acampavam em Somerset, Vermont, adiantou fonte policial.

PUBLICIDADE

Ventos fortes derrubaram galhos de árvores e linhas de energia em toda a região, deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia em Massachusetts e Maine.

Em Lowell, Massachusetts, onde nenhuma das 28 escolas tem ar condicionado, todas as aulas foram canceladas por razões de segurança.

Esperava-se que a temperatura atingisse 32 graus Celsius, com uma sensação térmica de 35 graus Celsius.

Outras escolas em Massachusetts, Connecticut e New Hampshire também foram fechadas ou mandaram os alunos para casa mais cedo, restringindo as atividades extracurriculares.

Ventiladores elétricos foram entregues às escolas para ajudar a manter professores e alunos confortáveis enquanto as temperaturas se aproximavam dos 32ºC na quinta-feira em partes da Nova Inglaterra.

A maioria das escolas públicas de Boston tem acesso a ar condicionado, mas a cidade forneceu água e ventiladores às escolas que precisassem destes, salientou a presidente da Câmara, Michelle Wu, ao declarar emergência, devido ao calor, para quinta e sexta-feira.

As altas temperaturas no início da semana causaram interrupções nas escolas desde Michigan até à Virgínia, com alguns distritos a dispensarem alunos mais cedo e outros a darem aulas ‘online’.

No Texas, durante outra vaga de calor do verão, o responsável pela rede elétrica pediu na quinta-feira aos residentes que cortassem o uso de eletricidade, um dia depois de o sistema ter ficado à beira de interrupções pela primeira vez desde um apagão mortal, no inverno de 2021.

Augusta, Maine, estabeleceu um recorde de 32ºC na quinta-feira e Concord, New Hampshire, atingiu 33ºC, salientou Sarah Thunberg, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional no Maine.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE