Câmaras
Nova direção da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é eleita dia 8
A nova direção da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra deverá ser eleita no dia 08, na primeira reunião daquela entidade que resulta da fusão da comunidade do Baixo Mondego (CIM-BM) com parte dos municípios do Pinhal Interior Norte.
Fonte da CIM-BM disse hoje à agência Lusa que a primeira reunião foi agendada para dia 08 pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, de acordo com determinado pela lei, já que lidera o município com mais eleitores.
PUBLICIDADE
Até ser eleito o conselho executivo da nova comunidade da Região de Coimbra – que junta as 10 autarquias da CIM-BM a nove do Pinhal Interior Norte – a Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego está sem direção, já que o anterior presidente, Jorge Bento (PS), e os seus dois vice-presidentes – Luís Leal (PSD) e Afonso Abrantes (PS) – deixaram, respetivamente, as autarquias de Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho e Mortágua.
Contactado pela Lusa, Jorge Bento diz que existe um parecer jurídico da Direção Geral da Administração Interna que confia a liderança do período de transição ao recentemente eleito presidente de Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, mas, na prática, há um “vazio” de poder.
“Esta interpretação jurídica cria várias dificuldades. É uma situação ambígua e incómoda”, frisou Jorge Bento.
Fonte da CIM-BM adiantou, por seu turno, que caso se tivesse verificado a substituição conforme consta do parecer jurídico, os novos dirigentes iriam assumir funções “apenas por uns dias”, até à eleição da direção da nova comunidade intermunicipal.
Related Images:
PUBLICIDADE