Os apaixonados pela astronomia têm motivos para olhar para o céu nas próximas noites. A partir desta terça-feira, 15 de abril, inicia-se um dos fenómenos mais encantadores da primavera: a chuva de meteoros Líridas.
Este espetáculo celeste deverá prolongar-se até ao dia 25 de abril, mas é na madrugada de 22 que se prevê o pico máximo de atividade, com a possibilidade de serem observados entre 10 a 20 meteoros por hora. A recomendação é clara: escolha um local escuro, afastado das luzes das cidades, e torça por um céu limpo para maximizar a experiência.
A radiante desta chuva — o ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros — encontra-se na constelação de Lira, perto da estrela Vega, uma das mais brilhantes do hemisfério norte. Mesmo a olho nu, é possível desfrutar do fenómeno, desde que haja paciência e alguma adaptação à escuridão.
PUBLICIDADE
As Líridas resultam dos fragmentos deixados pelo cometa Thatcher (C/1861 G1), que percorre uma longa órbita de 415 anos em torno do Sol. Todos os anos, por esta altura, a Terra cruza-se com os resíduos deixados pelo cometa, proporcionando este espetáculo de estrelas cadentes.
Para quem procura um momento de tranquilidade e contemplação, esta é a oportunidade perfeita para desligar da rotina, fazer um desejo e assistir a um dos eventos naturais mais poéticos do universo.
PUBLICIDADE