Vamos
Noite de Encanto com Fado ao Centro no Porto
Noite de Encanto, a primeira melodia apresentada pelo Fado Ao Centro na Casa da Música, é um bom título para esta notícia sobre a actuação dos músicos e cantores de Coimbra na conceituada sala de espectáculos do Porto.
Pode ser parecer um cliché, mas as magníficas vozes de João Nuno Farinha, Hugo Martins, Sérgio Pereira e José Branco, acompanhadas pelas espectaculares Guitarras Portuguesas de Luís Barroso, Hugo Gambóias e Nuno Viseu, as consagradas Violas de Luís Carlos Santos e Miguel Luís e o surpreendente Baixo de Luís Pedro Madeira, encantaram mesmo todos os que enfrentaram a chuva para lotarem um dos espaços da Casa da Música.
Este encontro de diferentes gerações do Fado de Coimbra proporcionou uma noite mágica, numa simbiose perfeita entre os clássicos incontornáveis e os novos sons que desbravam caminhos apresentando novas composições e novos poetas.
A ligação direta entre o passado, o presente e o futuro que se quer magnífico para a música foi bem visível e audivel quando foram apresentados os “antigos” Passarinho da Ribeira, Fado Hilário, Samaritana, Traz outro Amigo Também, Balada do 5º ano Juridico e Coimbra ou ou os “novos” Penélope e Maria.
Com a jovial apresentação de América Braga, esta viagem entre o passado e o presente passou por temas do século passado, pelos épicos Zeca e Góis, a renovação e as incontornáveis e sempre pedidas baladas de Coimbra.
Este espectáculo é mais uma prova que Fado de Coimbra é cada vez mais um bem patrimonial do mundo.
O concerto, onde a mítica Viola Toeira esteve em destaque, podia ter durando mais umas boas horas, que o público não arredaria pé, mas, como bem disse João Nuno Farinha, depois do emocionante encore estava na hora de apreciar uma Francesinha…no Capa Negra.
Notícias de Coimbra sabe que para dar resposta ao elevado número de solicitações de ingressos, o Fado ao Centro irá voltar a actuar na Casa da Música.
Entretanto, para 2017, Fado ao Centro vai editar o seu segundo CD E tem já agendados outros grandes concerto em Portugal e no estrangeiro.
O Fado ao Centro vai passar, por exemplo, pelo Teatro Baltazar Dias, no Funchal, com duas Grandes Noites do Fado de Coimbra, a 13 e 14 de Maio e o Centro Cultural de Belém, no dia 24 de Novembro, onde o Fado ao Centro apresentará o seu novo trabalho discográfico.
Estão também agendadas para o próximo ano várias digressões na Europa (França, Holanda, Alemanha, Áustria), África (Cabo Verde) e América do Norte (Canadá e EUA).
Veja a parte final do espectáculo:
(Transmitido em directo por smartphone, que não permite uma captação profissional)
Related Images:
PUBLICIDADE