Cidade
Noite dos Investigadores aproxima cidadãos dos cientistas
Aproximar, em ambiente descontraído, os cidadãos dos cientistas e da ciência que produzem, é o grande objetivo da Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa da Comissão Europeia, agora na sua décima edição, que se assinala no dia 25 de setembro, simultaneamente em várias cidades da Europa.
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa, à semelhança do que já aconteceu no passado ano, juntam-se para abraçar esta realização, que se quer generalizadamente participada.Em Coimbra, na próxima sexta-feira, a partir das 18 horas, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Rómulo – Centro Ciência Viva, e o Museu Nacional de Machado de Castro tornam-se num dos palcos europeus de mais uma noite dedicada à ciência.Assim, o Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, com competências de divulgação e educação científica, organiza às 18h um debate sobre a Luz, nas suas instalações (Departamento de Física da UC).
Já no Museu da Ciência o programa foi delineado a pensar em públicos de todas as idades. O teatro é elemento central, com a peça “Luz de Perdição”, escrita e interpretada por investigadores da UC e produzida pela companhia de teatro Marionet, em duas sessões, às 21h30 e às 23h.No Laboratório Chimico, a partir das 21h e até às 24h, terá lugar o speed-dating, com investigadores da UC, disponíveis para curtas conversas com o público.
O público poderá também visitar, livremente, o Museu da Ciência, passeando pelas exposições “Segredos da Luz e da Matéria”, “Natureza Exótica. Viagens Filosóficas de Naturalistas”, Gabinete de Física, “A China é Bela”, “Evocar a Sede para nomear a Água”. No exterior, observações astronómicas vão permitir-lhe olhar o céu e conhecer alguns dos seus segredos.O Museu Nacional de Machado de Castro junta-se, este ano, às comemorações da noite dedicada à ciência. Pelas 21h decorre ali a visita orientada “Almada Negreiros – Estudos para os murais da Faculdade de Matemática”, por Marco Daniel Duarte, Nuno Tarcísio e Paulo Saraiva, que nos conduz do MNMC até aos murais.Em simultâneo, a Ciência Divertida, por “miniBioqs” será um espaço onde as crianças poderão ver como fazer ciência é divertido, enquanto, ainda no Museu Nacional de Machado de Castro, com sessão às 23h, sobe ao palco a peça de teatro clássico “As rãs”, de Aristófanes, pela Companhia de Teatro FESTEA/Thíasos.
A Noite Europeia dos Investigadores, para melhor celebrar a aproximação da ciência com os cidadãos, tem entrada livre nos diversos espaços, sendo as atividades dirigidas a todas as idades.
Related Images:
PUBLICIDADE