Saúde

Nem imagina o impacto que tem na sua saúde por estar na cama a ver as redes sociais

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 02-01-2025

Imagem: Depositphotos.com

Se costuma fazer scroll pelo Instagram e verificar e-mails às 23:00, saiba que não é bom para a sua saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Há várias teorias que dizem que esta prática faz mal ao seu bem-estar.

Teoria da cor: A “luz azul” é emitida pelos ecrãs. Imita a luz do dia e faz com que o nosso cérebro suprima a produção das hormonas do sono. Mas também emitem uma mistura de comprimentos de onda – com picos nas partes vermelha, verde e azul do espetro – sendo que as duas últimas devem ser reduzidas ao mínimo depois de escurecer.

Reduzir a luz: Demasiada luz noturna fará mais do que apenas deixá-lo sonolento no dia seguinte. Um estudo realizado por cientistas dos Países Baixos sugeriu que a exposição à luz azul antes de dormir pode perturbar os níveis de açúcar no sangue e causar desejos de hidratos de carbono e doces na manhã seguinte. Já adormeceu enquanto via um vídeo? Mesmo a exposição à luz fraca pode afetar a saúde do coração e aumentar o risco de resistência à insulina, segundo uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos da América citado pela Men’s Health.

Cérebro ativo: Trocar o telemóvel pela televisão ou ler sob uma luz brilhante não o ajudará a desligar. Mas os telemóveis têm uma desvantagem única: a imprevisibilidade das notificações e das interações online pode levar o cérebro a um estado de hipervigilância.

Mau começo: Estima-se que dois em cada cinco pessoas pega no telemóvel cinco minutos depois de acordar. De acordo com o estudo Computers in Human Behavior, a consulta frequente do telemóvel dá uma maior resposta matinal ao cortisol: ou seja, o aumento natural da hormona do stress ao acordar.

Desligue: Se as noites sem WhatsApp não funcionam para si, comece por desligar às 21:00. A última hora antes de dormir pode ser a parte mais importante. A ciência sugere que existe uma variabilidade entre as pessoas em termos de efeitos perturbadores da luz noturna. Por isso, mantenha os seus ecrãs tão escuros quanto possível à noite.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE