Portugal

Nascem mais bebés mas muitos casais continuam a adiar maternidade

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-10-2022

Depois de muitos casais terem adiado a maternidade, perante a incerteza provocada pela pandemia da covid-19, nota-se este ano que há já mais nascimentos. Até setembro, foram realizados mais 3.037 testes do pezinho comparativamente a 2021.

Os números são revelados pelo Jornal de Notícias, com base nos dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), e mostram que os nascimentos continuam a recuperar este ano.

De acordo com o jornal, só nos primeiros nove meses foram estudados 62.001 recém-nascidos, no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal, num acréscimo de 5% face a período homólogo do ano passado. São, em média, mais 11 bebés por dia. As previsões apontam para que até ao final do ano nasçam mais de 80 mil bebés, um número que não foi atingido no ano passado, o que não sucedia há, pelo menos, 60 anos.

PUBLICIDADE

Apesar da recuperação face a 2021, a incerteza que se continua a viver atualmente, com os impactos da guerra e as consequências imprevisíveis que ainda poderá trazer, levam muitos casais a adiar a maternidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE