Vamos

Não perca os últimos espetáculos da peça “Às sete da tarde, quando morrem as mães”

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 16-07-2024

Imagem: Tatiana Lages

O espetáculo teatral “Às sete da tarde, quando morrem as mães” vai a cena para as últimas apresentações a 17 e 18 de julho, pelas 21:45, e a 20 de julho, pelas 16:00, no Teatro-estúdio Bonifrates, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

PUBLICIDADE

Depois de “Há um sol esplendente nas coisas”, a partir da poesia de Mário Cesariny, com coordenação de Paula Santos e Amílcar Cardoso, estreada em março, no Centro Cultural Penedo da Saudade, “Às sete da tarde, quando morrem as mães” é a segunda produção da Cooperativa Bonifrates em 2024.

O projeto “Às sete da tarde, quando morrem as mães” corresponde a uma linha de trabalho que, ciclicamente, a Bonifrates adota, convidando um/uma encenadora exterior ao grupo para preparar um espetáculo. Esta é uma forma de o grupo, que é constituído exclusivamente por elementos não profissionais de teatros, experimentar outras formas de trabalho e incorporar outras opções estéticas, para além de contribuir para a formação das suas atrizes e atores. Nesta linha, a Bonifrates criou espectáculos com Sílvia Brito (“Os últimos dias de Emannuel Kant”, em 2012) e A. Kowalski (“Puta de Vida”, em 2004).

PUBLICIDADE

A autora da peça AveLina Pérez é uma premiada criadora teatral galega, encenadora, dramaturga e atriz em muitos das suas próprias peças. Com esta peça recebeu o prémio Álvaro Cunqueiro e o texto foi levado à cena pelo Centro Dramático Galego, em 2022. AveLina Pérez realizou uma residência artística, a convite da Cena Lusófona, durante a Mostra de Teatro Galego, que decorreu, em Coimbra, em outubro de 2023, com a sua última peça “Ese silencio”, e esteve, de novo, entre nós, ainda há poucos dias, para uma conversa sobre o (seu) teatro, durante a Feira do Livro, numa sessão organizada pela Bonifrates em parceria com a Cena Lusófona. Nessa ocasião, a autora assistiu a um ensaio do espectáculo, realizado no Teatro-estúdio Bonifrates.

Traduzida e encenada por Sofia Lobo, esta produção da Bonifrates conta ainda com cenografia e figurinos de Filipa Malva, cartaz e folha de sala de Ana Biscaia e desenho de luz de Nuno Patinho. Os cabelos são de Carlos Gago/Ilídio Design e a fotografia de cena de Tatiana Lages.

PUBLICIDADE

O elenco é constituído por muitos dos elementos do grupo: Alexandra Silva, António Gamboa, Carolina Cardoso, Cristina Janicas, Francisco Paz, João Damasceno, João Janicas, José Castela, Maria José Almeida, Maria Manuel Almeida, Marta Costa Pinto, Paulo Pratas, Rui Damasceno e Susana Faria. Outros cooperadores da Bonifrates participam nas restantes funções: na assistência de cena, Margarida Caramona; na operação de luz e som, José Rocha Almeida, Nuno Patinho e Teresa Paz; nas bilheteiras, Cândida Ferreira, Francisco Barros, Paula Santos, Ofélia Libório e Rui Almeida.

Relativamente a “Às sete da tarde, quando morrem as mães”, a encenadora Sofia Lobo destaca: “Neste texto, AveLina aborda o teatro — a arte? — e a relação entre quem faz e quem assiste de um modo crítico, mesmo paródico, aprofundando metateatralmente a estranheza que se pode instalar quando há elementos que trocam subitamente de lugar, o que pode levar-nos também a revermo-nos na estupidez que, de algum modo, é apresentada. E também na solidão. Este questionamento, pareceu-nos, caía bem num grupo com mais de quarenta anos de atividade”.

Sofia Lobo é atriz, encenadora e formadora, com trabalho desenvolvido durante três décadas n’A Escola da Noite e, mais recentemente, no CENDREV — Centro Dramático de Évora. Realiza também formação de atores e foi Artista Residente na Escola Secundária Avelar Brotero. Traduziu peças de teatro que estão publicadas, uma pelos Artistas Unidos, outras pela Cena Lusófona, como é o caso desta, no volume II da Antología de teatro galego contemporâneo, editado em 2022.

O projeto “Às sete da tarde, quando morrem as mães” tem financiamento da Câmara Municipal de Coimbra e apoio da A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, a Cena Lusófona e o Ilídio Design.

Para assistir às últimas sessões o melhor é reservar o bilhete através do email bonifratesbilheteira@gmail.com ou pelo telefone 916615388.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE