A doença celíaca é um distúrbio autoimune que afeta cerca de 1% da população mundial. Muitos sintomas da doença celíaca são sutis ou facilmente confundidos com outras condições, no entanto, há alguns sinais de alarme que merecem atenção.
De acordo com o Petit Chef, a doença celíaca normalmente manifesta-se através de problemas no intestino sendo um dos sinais mais comuns a diarreia, que costuma ser acompanhada de inchaço abdominal e dor de barriga.
Alterações no peso também são um sinal de alarme. Pessoas celíacas podem apresentar uma perda de peso inexplicável devido à má absorção de nutrientes ou como ganho de peso relacionado à retenção de água causada pela inflamação intestinal.
PUBLICIDADE
Outro das alterações a ter em conta são problemas de pele e fadiga crónica. Pessoas com doença celíaca por vezes apresentam erupções cutâneas caracterizadas por bolhas que causam coceira e vermelhidão. Ao mesmo tempo, a doença celíaca pode prejudicar a absorção de nutrientes essenciais o que causa anemia e cansaço crónico.
Formigamento nas mãos ou nos pés, dores de cabeça frequentes e dificuldade de concentração são sintomas neurológicos que podem indicar doença celíaca não diagnosticada. Essas manifestações, embora menos conhecidas são causadas pela inflamação crônica induzida pela intolerância ao glúten.
PUBLICIDADE