Coimbra

Não há crise no negócio! Saiba quanto custa o traje académico em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-05-2022

A tradição de traçar a capa negra pela primeira vez ao som do fado de Coimbra mantém-se viva e os dias nas lojas especializadas na cidade dos estudantes são de grande azáfama. Vestir um estudante varia entre os 99 euros e os 305 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Os lojistas dizem que não há crise no negócio, e que há muita procura por parte dos estudantes. O Notícias de Coimbra visitou três lojas especializadas em Coimbra e constatámos o frenesim que por estes dias se vive, bem como as filas para os alunos garantirem o tão desejado traje académico.

O negócio, garante José Marques da Loja o Caloiro que está no Centro Comercial Avenida desde 1996, não conhece períodos de crise. “Este ano a adesão é grande”, sustentando que o traje de mulher varia entre os 180 e os 250 euros com colete, já o de homem fica entre 205 euros e os 305 euros.

PUBLICIDADE

Na loja “A Toga” na Avenida Sá da Bandeira, os trajes sofreram um aumento de cinco euros (mulher) e 7,5 euros (homem). O feminino varia entre os 120 e os 175 euros e o masculino fixa-se entre os 170 e os 250 euros. No entanto “há bastante afluência”, garante Carlos Alves da loja que veste os estudantes há 32 anos em Coimbra, realçando que por estes dias “não têm mãos a medir” para tanta encomenda.

Ainda na Avenida Sá da Bandeira, encontramos a loja Copitrage. Na porta os preços dos fatos estão fixados para que não haja dúvidas, com o traje feminino a começar nos 99 euros e a chegar aos 150 euros. Os rapazes vão ter que desembolsar mais dinheiro para comprar o fato académico com os valores a variarem entre os 139 e os 180 euros.

O mês de maio é aquele em que o negócio especializado em material académico mais motivos tem para sorrir, até porque é nesta altura que centenas de estudantes procuram comprar o seu traje académico. E não só: há os fãs de emblemas, há as fitas para dedicatórias e até os tradicionais pins de lapela.

E toda a família abre os cordões à bolsa para que o filho ou neto se vista a rigor para um dos momentos mais emblemáticos da sua vida de estudante.

Com preços a partir dos 99 euros, os trajes são os que mais lucros dão a estas lojas.

Conheça agora a constituição do Traje Académico de Coimbra, começamos pelo masculino:

Capa preta;

Batina preta de formato não eclesiástico;

Calças pretas;

Colete preto;

Gravata preta;

Camisa branca com colarinhos normais;

Meias pretas;

Sapatos pretos de formato simples;

Gorro preto (facultativo), sem borla e sem terminar em bico.

A batina deve ter um botão na parte de trás da lapela direita (e a casa correspondente na outra), para fechar em caso de luto.

Há uma versão de gala, com colarinhos de bico e laço preto em vez de gravata.

E o Traje Académico Feminino é composto por:

Capa preta;

Casaco preto;

Saia preta travada;

Gravata preta;

Camisa branca;

Meias pretas;

Sapatos pretos de formato simples;

Não existe versão de gala.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE