Polícias
Não dê sorte ao carteirista! Saiba como evitar ser a próxima vítima

Imagem: depositphotos.com
A PSP deteve 149 carteiristas no ano passado, um aumento de 43% em relação a 2023, revelou hoje aquela polícia, avançando que nos centros urbanos ocorreram em média 16 furtos por dia através deste método em 2024.
A Polícia de Segurança Pública avança que identificou também 379 carteiristas suspeitos na sua área de responsabilidade, os meios urbanos, no ano passado, um aumento de 28% face a 2023, sendo o número mais elevado desde 2020.
Em 2020 a PSP identificou 117 suspeitos, número que subiu para 206 em 2021, voltando a aumentar, para 238, em 2022 e para 295 no ano seguinte.
PUBLICIDADE
Segundo a PSP, os carteiristas detidos aumentaram 43% no ano passado em relação a 2023, quando foram detidos 104. Em 2022 foram detidos 58, em 2021 foram 18 e 32 em 2020.
Sobre o número de crimes de furto por carteiristas, a PSP dá conta que registou 5.762 ocorrências em 2024, uma média de cerca de 16 crimes por dia, um aumento de 11% em relação a 2023.
Para tal, a mesma força de segurança reforçou os alertas para a atuação de carteiristas, sobretudo em locais e horários com elevada concentração de pessoas, como transportes públicos, centros comerciais, restaurantes e zonas turísticas.
Segundo a PSP, os carteiristas aproveitam o contacto físico natural destes espaços para camuflarem a sua ação e tirarem partido do descuido das vítimas. Muitas vezes atuam em grupo, utilizando objetos como jornais ou casacos para esconder os movimentos enquanto furtam carteiras, sendo também frequentes ligeiros empurrões para distrair as vítimas.
Para evitar ser alvo deste tipo de crime, a PSP aconselha a que os pertences sejam sempre transportados junto ao corpo. A carteira deve ser guardada dentro do casaco ou nos bolsos da frente das calças e nunca em mochilas ou bolsas nas costas.
Evitar mostrar grandes quantias de dinheiro é outro dos conselhos, devendo-se optar por levar apenas o essencial e usar notas de pequeno valor para pagamentos. Antes de abandonar locais como restaurantes, hotéis, transportes públicos ou outros espaços movimentados, a PSP recomenda que se adotem medidas preventivas e que se observe o ambiente em redor para detetar eventuais comportamentos suspeitos.
No caso de ser necessário consultar o telemóvel ou um mapa, deve escolher-se um local seguro, onde seja possível perceber se alguém se aproxima. Caso desconfie que está a ser seguido, a PSP aconselha a mudar de direção, parar ou entrar num estabelecimento comercial.
A polícia apela à vigilância e à adoção destes cuidados para prevenir furtos e aumentar a segurança em espaços públicos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE