Foi inaugurada no Posto de Turismo de Pampilhosa da Serra (Edifício J.I.R.A.), a exposição “Pampi Tradições”, uma mostra que celebra o artesanato local e a tradição, mas sobretudo o saber-fazer da comunidade, os recursos locais e a essência da nossa terra.
A exposição, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, é composta por artigos como as célebres Bonecas Pampi, velas aromáticas 100% vegetais, sabonetes artesanais, almofadas e sacos terapêuticos, corações aromáticos, entre outras criações que prometem encantar os visitantes, como os trajes tradicionais representativos de cada uma das freguesias do concelho.
Cada produto vendido contribui diretamente para fortalecer os serviços sociais da Santa Casa da Misericórdia, apoiando especialmente a população sénior e financiando novas iniciativas comunitárias.
PUBLICIDADE
Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, disse que parte do edifício do Posto de Turismo foi disponibilizado para a comercialização dos produtos e deixou palavras de reconhecimento à Santa Casa e a todos os envolvidos no projeto, que “foram capazes de imaginar e criar estas maravilhas”. “Quando as coisas têm história, têm outro valor”, reforçou.
De facto, cada boneca Pampi transporta uma história única, inspirada na arte e cultura tradicional, refletindo o talento e o orgulho dos nossos artesãos locais.
A marca, bem como os primeiros produtos da coleção Pampi, resultaram da implementação do Projeto Encurtar Distâncias entre os anos de 2020 e 2023, uma iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social apoiada no âmbito do Programa Parcerias para Impacto Social – Portugal 2020.
Mais recentemente, fruto da parceria institucional entre as marcas Pampi Tradições e Amor Luso, foi desenvolvida uma nova linha de produtos artesanais, especialmente pensados para o bem-estar da comunidade e com uma forte aposta na sustentabilidade ambiental. Toda a produção valoriza os recursos locais e regionais, utilizando materiais naturais e processos ecológicos.
A exposição, que pode ser visitada até ao dia 6 de junho, integra um conjunto de iniciativas dinamizadas pelo Município de Pampilhosa da Serra, que tem como objetivo a promoção da cultura, do artesanato concelhio e do trabalho dos criadores locais, valorizando experiência e técnicas ancestrais em esquecimento.
PUBLICIDADE