Vamos

Na Lousã, o cabrito é rei e a festa é para todos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 25-04-2025

A Lousã volta a dar destaque aos sabores da serra com mais uma edição dos Fins-de-semana Gastronómicos do Cabrito, que este ano comemoram duas décadas de existência.

O evento decorre de 25 a 27 de abril e de 1 a 4 de maio, e conta com a participação de 16 restaurantes locais, que irão apresentar diversas interpretações de um dos produtos mais emblemáticos da região: o cabrito. Entre os espaços estão: Octant Hotels · Lousã, Restaurante Casa Velha, Cervejaria Universal, Churrasqueira Borges, Churrasqueira Galinhamiga, Sabores da Aldeia, Villa Lausana, Ti Lena Restaurante, Taberna do Talasnal, Alto Padrão Restaurante, TRADIÇÃO.come – Louzan, Manjar da Villa, Restaurante AVÓ, O Barbosa, O Parque e o Tó Dos Frangos Churrascaria.

Assado, grelhado ou estufado, o cabrito será o protagonista à mesa, numa iniciativa que alia tradição e criatividade culinária, ao mesmo tempo que promove os recursos e sabores locais.

PUBLICIDADE

O percurso dos festivais gastronómicos da Lousã começou em 2006 com o Festival da Caça e Pesca. Em 2012, a aposta virou-se para os pratos tradicionais da serra, com a introdução do Festival da Chanfana, ao qual se seguiu o Festival do Cabrito que desde então ganhou um lugar de destaque no calendário gastronómico desta região.

Em 2025, a iniciativa assinala 20 anos de sucesso, tendo ao longo das edições envolvido 63 restaurantes e recebido cerca de 160 mil visitantes, números que reforçam a importância do evento na valorização da gastronomia local e no dinamismo económico do concelho.

Mais do que uma celebração à volta da mesa, o Festival do Cabrito é uma montra dos produtos endógenos da Serra da Lousã, como o Mel DOP, as castanhas e os vinhos da região. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, do Turismo do Centro de Portugal, da Agência das Aldeias do Xisto, da Associação Empresarial Serra da Lousã e de marcas que têm acompanhado a iniciativa desde o início, como o Licor Beirão, a LousãMel e a Pastelaria São Silvestre.

De acordo com o presidente da autarquia, Luís Antunes, o certame assume “um papel importante na promoção do território e na valorização da identidade gastronómica da região”.

“O cabrito é um fator adicional de atração. Pretendemos que, através da gastronomia, os visitantes possam conhecer melhor o concelho da Lousã, a serra, as aldeias do xisto e os museus, para além de desfrutarem de espetáculos da programação do Teatro Municipal e de um conjunto diversificado de outras atividades culturais e desportivas”, destacou o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes.

Durante os dias do festival, haverá espaço para a cultura, com exposições, visitas e outras propostas que enriquecem a experiência dos participantes.

Eis o programa:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE