Vamos
Música, teatro, documentários e literatura na programação de Outubro do Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra
O concerto de pré-apresentação do novo album dos a Jigsaw marca a abertura da programação de Outubro do Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra.
Mas há bastante mais para ver na casa d’A Escola da Noite: além da temporada de “Auto dos Físicos” para o público escolar, destaque para o acolhimento da iniciativa “Saúde Mental e Arte”, o documentário “1960”, de Rodrigo Areias, e o regresso a Coimbra da companhia galega Sarabela Teatro, com a sua mais recente produção.
PUBLICIDADE
Três anos depois de “Drunken Sailors & Happy Pirates”, os multi-instrumentistas Jorri e João Rui voltaram ao estúdio e apresentam agora o seu quarto álbum, “No True Magic”. A dupla dos a Jigsaw mantém-se fiel à sonoridade que a distingue no panorama português e internacional, inspirada no universo da música popular norte-americana, em particular do folk e dos blues. O novo trabalho propõe como fio condutor o conceito de “suspensão da mortalidade”.
Nos concertos de apresentação do disco, que se iniciam em Coimbra, os a Jigsaw são acompanhados por uma banda criada especificamente para o efeito. “The Great Moonshiners Band” (cujo nome recorda os produtores de whisky ilegal, destilado durante a noite, nos tempos da Lei Seca) é composta por Guilherme Pimenta, Maria Côrte, Pedro Serra e Vitor Torpedo.
A acompanhar o concerto e a apresentação do disco, o grupo inaugura também no TCSB uma exposição de fotografias sobre este último processo criativo, com trabalhos de Miguel Duarte, Paula Lourenço e Sofia Silva.
O concerto dos a Jigsaw no Teatro da Cerca de São Bernardo satisfaz um desejo antigo d’A Escola da Noite, que se assume como fã do grupo e deseja proporcionar aos seus espectadores a oportunidade de desfrutarem das canções de Jorri e João Rui no ambiente intimista que esta sala oferece. A lotação limitada da plateia (que já está bastante preenchida) recomenda que os espectadores comprem ou reservem antecipadamente os seus bilhetes.
O regresso do Sarabela Teatro
A 24 de Outubro, A Escola da Noite volta a receber uma das mais conceituadas companhias de teatro galegas, que começa a ser presença regular nos palcos da cidade, graças à relação de colaboração que vem mantendo com o grupo de Coimbra.
Desta vez, o Sarabela traz o espectáculo “Pequenas Certezas”, que recentemente estreou na cidade de Ourense, onde a companhia está sediada. Apresentado como uma “história de cruzamentos, suspense e humor”, “Pequenas certezas” é uma obra da dramaturga mexicana Barbara Colío, distinguida em 2004 com o Prémio Internacional María Teresa Léon, atribuído pela Sociedad General de Autores y Editores de Espanha (SGAE). O texto está construído como uma processo fotográfico, em cinco partes, e assume contornos de “um policial”, com uma forte componente visual. Cinco personagens dão a sua visão do desaparecimento de uma pessoa, no qual, de uma forma ou de outra, todos estão implicados. Ao longo da história, esses relatos abordam temas como a identidade, a orfandade e a necessidade de nos recompormos quando sofremos perdas.
Saúde mental e arquitectura
Mais duas parcerias marcam a programação de Outubro no TCSB. Entre dia 10 e dia 13, o Teatro acolhe parte da iniciativa “Saúde mental e arte”, promovida pela Direcção-Geral de Saúde e pela Câmara Municipal de Coimbra. Para além do colóquio de abertura, que terá lugar ao longo do primeiro dia, apresentar-se-ão no palco do Teatro vários grupos de teatro de instituições de saúde mental, no âmbito de um programa que será anunciado com detalhe nos próximos dias.
A 22 de Outubro, numa parceria d’A Escola da Noite com o Núcleo de Arquitectos de Coimbra, será exibido o documentário “1960”, realizado por Rodrigo Areias a partir das imagens do diário de viagem do Arquitecto Fernando Távora. A sessão inclui uma conversa no final com o realizador e os arquitectos José António Bandeirinha e Rita Miguel.
“Auto dos Físicos” e programação do Bar
Em cena continua o mais recente espectáculo d’A Escola da Noite – “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente. Para além dos espectáculos para escolas (terça a quinta-feira), será apresentada uma sessão especial, aberta ao público em geral, no dia 18 de Outubro, sábado, pelas 21h30, no âmbito do programa “Saúde mental e arte”.
A sessão de leitura promovida pela Alma Azul (2 de Outubro), a sessão mensal de “Flores de Livro” (25 de Outubro de manhã) e um concerto de jazz promovido pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra – APBC (25 de Outubro à tarde), todos no bar ou no foyer do Teatro, completam a programação de Outubro do TCSB.
Related Images:
PUBLICIDADE