Vamos
Museu Municipal e Centro de Arte Contemporânea de Coimbra com oficinas de verão para os mais novos
A programação de junho do Museu Municipal de Coimbra (MMC) e do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) oferece aos mais novos e ao público em geral um conjunto de atividades diversificadas e gratuitas. Os mais novos têm ainda à disposição diversas oficinas e exposições para ocuparem os seus tempos livres nas férias de verão.
O Museu Municipal tem um programa de férias destinado a grupos formados do pré-escolar, ATL’s ou centros de férias, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos, que procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com a arte e a história da cidade de Coimbra. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo.
Até 28 de junho, decorre a Oficina “Pintar a Liberdade”, dirigida a alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos e ATL’s. Em torno do conceito de Liberdade, vão partilhar-se ideias junto dos mais novos e perceber que grande e abrangente palavra é esta. A atividade tem lugar na Sala da Cidade, de terça a sexta-feira, das 13:00 às 16:00 e requer inscrição pelo telefone 239 840 754 ou através e-mail.
De junho a setembro, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 16:00, tem lugar a oficina “Os inimigos do património”, no Edifício Chiado, dirigida a alunos do pré-escolar e ATL’s. Para o mesmo público e em igual período temporal, decorrem as oficinas “De Pombal a Coimbra”, na Torre de Almedina, Caças às palavras”, no Edifício da Inquisição, e “Legos para que vos quero”, na Torre de Anto e no Edifício da Inquisição, das 13:00 às 16:00.
Para além das oficinas, a 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de junho estão disponíveis para agendamento as visitas dramatizadas promovidas pelo ator Ricardo Kalash, na sua personagem “Guarda Chaves”. Deste modo, no dia 6 de junho, às 18:00, acontece a visita dramatizada pela Baixa da cidade, intitulada “O Guarda Chaves passeia pela Baixa”. O ponto de partida é o Edifício Chiado. Já a 14 de junho, às 18:00, acontece a visita “O Guarda Chaves desvenda o Pátio da Inquisição”, uma visita dramatizada pela Baixa da cidade, na qual o ator Ricardo Kalash desvenda histórias desde a Inquisição até aos nossos dias. O ponto de partida é o Teatro da Cerca de S. Bernardo.
O museu preparou ainda visitas acompanhadas à exposição “O Fantasma da Liberdade – Teresa Lanceta”, e à exposição “Judeus de Coimbra”, onde somos convidados a sair à rua e percorrer o espaço urbano, outrora ocupado pelas judiarias de Coimbra. As visitas requerem marcação através do preenchimento do formulário e contacto telefónico para o 239 840 754, respetivamente.
Além disso, de 18 a 21 de junho, o Museu Municipal de Coimbra convida à participação no projeto “Vara Digital: Videopoema”, no Edifício da Inquisição. Da autoria de Alex Lima, este projeto propõe a criação coletiva de uma obra multimédia com interpretações de textos onde o tema central é a história do povo Judeu. Assim, com recurso a ferramentas digitais, a proposta é criar uma obra coletiva de vídeo arte, denominada Videopoesia. O resultado será exibido numa instalação externa intitulada “Varal Digital” nas fachadas dos prédios do pátio da inquisição. Os participantes têm de se fazer acompanhar de telemóvel, tablet ou computador.
O Centro de artes contemporânea de Coimbra, por sua vez, disponibiliza, de junho a setembro, “Kits didáticos” no CACC, destinados a crianças do pré-escolar, ATL’s e público em geral (para grupos de seis a 20 pessoas). Nestes meses, o Centro de Arte Contemporânea preparou também duas oficinas para o pré-escolar, ATL’s e público em geral, a “Oficina de pincel e tinta”, e a oficina “Da Teoria ao texto”.
No Centro de artes tem ainda lugar a oficina “Livro a Minha Coleção”, na qual o CACC convida a conhecer as obras da Coleção do Estado que estão no edifício. Esta atividade é destinada ao pré-escolar, ATL’s e público em geral, para grupos de seis a 15 elementos. O CACC organiza também, em parceria com o Museu Municipal de Coimbra, a oficina “O Guardador de valor”. A ideia é desenhar o património arquitetónico onde os núcleos do Museu Municipal e o CACC estão inseridos, com duas vertentes: os pormenores da arquitetura ou as formas geométricas dos edifícios. Para esta atividade, é importante levar um boné, garrafa de água, bem como, os materiais de desenho que preferem utilizar.
Como acontece no quarto sábado de cada mês, dia 22, as entradas no MMC e no CACC são gratuitas. Neste dia, no CACC, vai decorrer uma visita acompanhada pelo curador José Maçãs de Carvalho à exposição “Do lado mais visível das imagens”, mostra que termina a 23 de junho. A visita requer inscrição através do telefone 239 828 052 ou do e-mail. Às 16:00, acontece a oficina “Artsketchers”, para maiores de 18 anos. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas. O material é da responsabilidade do participante.
Related Images:
PUBLICIDADE