Vamos

Museu Municipal de Coimbra e Convento São Francisco com programação de “Abril no Feminino”

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 29-03-2025

A 4ª edição de “Abril no Feminino” arranca no próximo dia 3 de abril, com a inauguração da exposição “O Vaguear do Olhar”, no Museu Municipal de Coimbra, e termina a 12 de abril, com uma conversa entre Cristina Robalo Cordeiro, Maria Manuel Leitão Marques, Rosário Gama e Teresa Mendes, moderada por Maria Flor Pedroso, no Convento São Francisco.

O programa da 4ª edição da iniciativa “Abril no Feminino” tem início no dia 3 de abril, no Edifício Chiado do Museu Municipal de Coimbra, às 18:00, com a presença do vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, para a inauguração da exposição “O Vaguear do Olhar”.

PUBLICIDADE

publicidade

A mostra tem curadoria de Ana Antunes e propõe um diálogo entre diversas coleções e artistas, destacando a produção artística de mulheres e a interação entre discursos e práticas artísticas. Reúne cerca de 40 obras de mais de três dezenas de artistas, que integram várias coleções, como a Coleção AA (Ana e António), a Coleção Telo de Morais, a Coleção de Arte Contemporânea do Município de Coimbra e a Coleção de Arte Contemporânea do Estado, em depósito no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Entre os artistas representados, destacam-se Ana Vidigal, Ana Vieira, Aurélia de Sousa, Antony Gormley, Candida Höfer, Carla Filipe, Cecília Costa, Fernanda Fragateiro, Graça Pereira Coutinho, Helena Almeida, Julião Sarmento, Maria Helena Vieira da Silva, Marta Soul, Menez, Mily Possoz, Paula Rego, Patrícia Garrido, Rita McBride, Sarah Affonso e Vasco Araújo. A mostra, de acesso livre, vai estar patente até 13 de julho.

PUBLICIDADE

Já no dia 11 de abril, o Convento São Francisco acolhe, pelas 21:30, o espetáculo Kiki van Beethoven, com encenação de Natália Luiza e interpretação de Teresa Faria. Um texto emocional que, sem nunca perder a contundência, combina profundidade e humor, confrontando-nos ainda com esta incapacidade, crescentemente, contemporânea de escutar os sinais do mundo, dos outros e de nós próprios, submersos que estamos numa sensação crescente de vertigem. 

No dia 12 de abril, às 17:00, a Sala Almedina do Convento São Francisco recebe um painel de ilustres e reconhecidas convidadas – Cristina Robalo Cordeiro, Maria Manuel Leitão Marques, Rosário Gama e Teresa Mendes – numa conversa com o mote “Idadismo. Vamos ou ficamos? Ficamos!”, com moderação de Maria Flor Pedroso.  

A iniciativa “Abril no Feminino”, concebido por Margarida Mendes Silva, é promovida pela Cultura e Risco Associação Cultural e decorre em diversos espaços emblemáticos de Coimbra, trazendo uma programação diversificada que inclui cinema, música, debates, teatro e artes plásticas. O evento conta com o apoio da CM de Coimbra, que assegura financeiramente uma parte do programa, num investimento superior a 10 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE