Coimbra
Museu Agrícola da Cordinhã perpetua ofícios ancestrais
A Fundação INATEL esteve presente no Dia Aberto do Museu Etnográfico e Agrícola da Cordinhã,concelho de Cantanhede, organizado pela Junta de Freguesia de Cordinhã e pelo Rancho Folclórico “os Lavradores” de Cordinhã.
PUBLICIDADE
Este Museu inaugurado em 2013, resulta num espaço amplo com muitos objetos, alguns únicos, doados pela população da freguesia com a finalidade de se perpetuar na memória coletiva as mais ancestrais tradições vividas neste território.
O programa do Dia Aberto, contou com uma visita guiada ao museu, bem como uma quadro histórico etnográfico com a recriação das vindimas, do trabalho nas adegas e da apanha da Azeitona feita pelo Rancho Folclórico da Cordinhã.
Estiveram presentes o vereador Adérito Machado, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Carrana, o Diretor da Fundação INATEL, Bruno Paixão, e muitas pessoas que não quiseram perder a oportunidade de conhecer este Museu.
Pedro Carrana, Presidente da Junta de Freguesia, referiu que “apesar de uma tarde chuvosa, a presença de tantas pessoas no Museu Etnográfico e Agrícola da Cordinhã atestam a relevância deste espaço”, salientando o seu empenho na “divulgação deste Museu e colocá-lo à disposição das pessoas, das escolas e das associações”. Pedro Carrana, agradeceu ainda ao Rancho Folclórico, ao senhor Arsénio Cavaco, a Catarina Simões, e a todos os que colaboraram no evento de divulgação do Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã.
Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL referiu que “é sempre um prazer visitar esta freguesia e poder apreciar as tradições, os usos e os costumes deste povo. Este Museu merece estar aberto, pois é um excelente repositório de memórias e sobretudo é uma escola de Vida, onde os jovens podem testemunhar as artes e ofícios dos seus antepassados”.
Related Images:
PUBLICIDADE