Primeira Página
Mural de coragem: Heróis de Vila Nova de Oliveirinha imortalizados no quartel
Imagem: Facebook
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, no concelho de Tábua assinalou, no domingo, 15 de dezembro, o 90º aniversário.
É o primeiro desde a partida de Sónia, Susana e Paulo no combate ao incêndio em Vila do Mato, no dia 17 de setembro.
PUBLICIDADE
A data ficou marcada pela dor e a saudade dos três bombeiros. Na cerimónia decorreu uma homenagem a estes heróis. A coragem para dar a vida pelos outros ficou gravada num mural do quartel destes operacionais.
A autora é Mafalda Gonçalves. Numa outra parede, está o retrato destes três soldados da paz.
Na cerimónia estiveram presentes dirigentes e responsáveis pela proteção civil local, regional e nacional, tendo marcado igualmente presença o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa.
Recorde-se que Sónia, Susana e Paulo morreram durante um combate às chamas. Uma das primeiras pessoas a chegar ao local e a localizar os corpos foi o noivo de Sónia Melo, a enfermeira de 36 anos que esperava casar no próximo ano.
O homem também é bombeiro na corporação de Vila Nova de Oliveirinha. No incêndio morreram também Paulo Jorge Santos, de 38 anos, irmão do comandante daquela corporação e Susana Carvalho, de 44 anos.
Vila de Mato também já prestou a sua homenagem.
Related Images:
PUBLICIDADE