A população de Góis pode votar, até 30 de setembro, nos projetos do Orçamento Participativo (OP) que considera mais importantes para o concelho.
Esta quarta edição conta com duas vertentes, uma jovem e outra geral, sendo a primeira aberta a cidadãos com idades entre os 16 e os 35 anos e a segunda a pessoas com mais de 35 anos. A votação é feita através da plataforma do OP de Góis, em https://opjovem.cm-gois.pt/ e https://opgeral.cm-gois.pt/, respetivamente.
Ao OP Jovem concorrem dois projetos. O primeiro, intitulado “Um por todos e todos por um”, visa a aquisição de uma cisterna; enquanto o segundo assenta na distribuição e colocação de papeleiras com dispensador de sacos para dejetos caninos.
PUBLICIDADE
Ao OP Geral concorre apenas um projeto, que visa a requalificação de bancadas e instalações sanitárias.
Para efetuar a votação online presencial, o cidadão submete ele próprio o seu voto na plataforma e, para tal, deverá ter na sua posse o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e um número de telemóvel. Se tiver dificuldade na submissão do voto pode dirigir-se a uma das Juntas de Freguesia do concelho (Alvares, Cadafaz e Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira) ou à Câmara Municipal (Balcão Único, Espaço Internet ou Posto de Turismo).
A votação online assistida destina-se sobretudo aos cidadãos com dificuldades na utilização das novas tecnologias. Para tal, em cada um dos locais de voto o cidadão poderá votar no OP, apresentando o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.
O Município de Góis apela à participação da população neste processo. “Esta é a oportunidade para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes do concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais”, refere em nota divulgada.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE