Coimbra
“Mudámos as oliveiras para Coimbra”, diz Metro Mondego (com vídeos)
Quatro dezenas de oliveiras, que se encontravam plantadas no terreno do futuro Parque de Máquinas e Oficinas da Metro Mondego em Ceira, estão a ser transferidas para vários locais da cidade. As cinco primeiras árvores foram esta manhã de quarta-feira colocadas num terreno existente na avenida Fernando Namora, conforme indicação do município.
A ação contou com a presença do Conselho de Administração (CA) da Metro Mondego (João Marrana, Eduardo Barata e Paula Pêgo) e dois vereadores da autarquia (Ana Bastos e Francisco Queirós). Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente do CA referiu que a ação tem como objetivo “melhorar a qualidade ambiental da cidade”.
Quanto à escolha das árvores, João Marrana explicou que eram aquelas que “permitiam a sua replantação”. “O objetivo não é, apenas, repovoar a zona do canal onde irão passar as viaturas do futuro sistema de mobilidade, mas dar um contributo forte de melhoria ambiental à cidade”, frisou.
PUBLICIDADE
As restantes árvores serão colocadas nos próximos dias no Nó dos Olivais, rua Brigadeiro Correia Cardoso – S. Sebastião, Via António Ferrer Correia e Vale do Rosal. Todos estes locais foram escolhidos, de acordo com a vereadora Ana Bastos, “pela qualidade do terreno que ajudam à sobrevivência” desta espécie .
Para além da replantação destas árvores, a Metro Mondego irá iniciar esta semana a colocação de novas árvores na zona do Centro Comercial Girassolum. A intervenção está englobada na 1.ª fase do Programa de Reforço Arbóreo da cidade.
No final de todas as intervenções, a vereadora Ana Bastos acredita que “vamos ter uma cidade requalificada, com árvores plantadas em sítios adequados e posterior integração funcional”.
Direto NDC com as declarações de João Marrana e Ana Bastos
Direto NDC com a replantação de uma das oliveiras na avenida Fernando Namora
Related Images:
PUBLICIDADE