Carteira

Movimento solidário chega a Portugal em oposição ao Black Friday e Cyber Monday

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-11-2019
 

O movimento solidário GivingTuesday chega a Portugal em 03 de dezembro e pretende apoiar organizações sem fins lucrativos, contrapondo-se ao consumo intenso da Black Friday e do Cyber Monday.

PUBLICIDADE

publicidade

Portugal junta-se este ano pela primeira vez ao movimento global de solidariedade GivingTuesday, presente em mais de 60 países, com o objetivo de criar uma onda de generosidade, em que o mote é “Dar para Mudar”.

PUBLICIDADE

“O que este movimento quer é que no dia 03, isto seja uma loucura de dar, porque dar é mudar. E não é só mudar a nossa vida ou a existência de outra pessoa, é mudar o ‘mindset [mentalidade]’”, diz em comunicado enviado à Lusa Fernanda Freitas, madrinha do movimento.

O movimento acontece exatamente após a Black Friday e o Cyber Monday, dias de grandes níveis de consumo devido à baixa de preços, e tem como base as redes sociais, e as campanhas das organizações sociais serão amplificadas pela ‘hashtag’ “#darparamudar”.

“Há sempre uma causa que nos toca. O movimento GivingTuesday constitui um apelo a agir pela positiva, uma vaga de sensibilização que pretende inspirar Portugal inteiro a apoiar as suas causas de eleição”, explicou Sofia Mascarenhas, responsável pela implementação do movimento em Portugal.

As campanhas são divulgadas na página do movimento (givingtuesday.pt) e qualquer pessoa pode contribuir.

O GivingTuesday foi lançado em 2012, pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, e conta com o apoio do Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates.

Em 2018, no Reino Unido, o movimento liderou as tendências na rede social twitter durante todo o dia e nos Estados Unidos da América, foram doados mais de 400 milhões de dólares (362 milhões de euros), para as instituições.

Segundo o GivingTuesday Global, no último ano 82% das instituições utilizaram o movimento para experimentar novas ideias e conceitos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE