Autárquicas
Movimento de cidadãos transparentes
O movimento Cidadãos por Coimbra definiu quarta-feira, após a eleição no dia 29 de um vereador para a Câmara, uma comissão de sete pessoas para desenhar a organização do movimento, negando a intenção de se transformar num partido.
No primeiro plenário após as eleições autárquicas, o movimento independente debateu a necessidade de pensar a organização do Cidadãos por Coimbra, sendo exigida “uma organicidade mínima”, explicou José Augusto Ferreira da Silva, vereador eleito pelo movimento, à margem do plenário realizado na Galeria Bar Santa Clara, que terminou por volta das 00:30 de hoje.
PUBLICIDADE
O movimento quer uma “organização num esquema mais ou menos horizontal, em que todos os cidadãos, independentemente de terem participado ou não, poderão envolver-se”, disse José Augusto Ferreira, referindo que os plenários serão sempre abertos a todos os cidadãos assim como à comunicação social.
O vereador eleito pelo Cidadãos por Coimbra afirmou à agência Lusa que o movimento “não pretende transformar-se num partido” nem “agregar-se a algum”.
Durante o plenário, foi também discutida a possibilidade de criar grupos de trabalho assim como de núcleos temáticos para melhorar a organização do movimento, tendo sido apontada já a intenção de realizar novamente um plenário antes dos 19 eleitos para os diferentes órgãos do poder local tomarem posse.
José Augusto Ferreira relembrou que o movimento não irá fazer “coligação positiva ou negativa”, frisando que irão “apresentar contributos positivos para a melhoria da cidade” e que vão “estar atentos às promessas feitas durante a campanha”.
Como principais focos, o vereador eleito pelo Cidadãos por Coimbra, aponta para o orçamento participativo, assim como para o Plano Diretor Municipal (PDM), para o qual o movimento já tinha apresentado propostas, considerando que o mesmo “parece ter sido feito para antes da bolha imobiliária”.
No início do plenário também foi feita uma análise da campanha e dos seus resultados, com vários cidadãos a apontarem defeitos, mas também caminhos a tomar no futuro, com atenção à população idosa e à população rural, onde o resultado do movimento Cidadãos por Coimbra foi menos positivo.
Related Images:
PUBLICIDADE