Uma visita de estudo dos alunos da Escola Básica Professor Noronha Feio, em Queijas, Oeiras, terminou de forma dramática quando o autocarro que transportava os estudantes foi consumido por um incêndio na A5, no sentido Lisboa–Cascais.
O incidente ocorreu a pouco mais de um quilómetro da escola, próximo da saída para Queijas.
Tudo aconteceu pouco antes das 13:00 quando o motorista percebeu que a parte traseira do autocarro estava a arder. Em resposta rápida, o condutor estacionou o veículo na berma da estrada e ordenou a evacuação imediata. Com o auxílio de duas professoras, o motorista conseguiu retirar os 40 alunos, com idades entre os 14 e os 16 anos, todos em segurança.
PUBLICIDADE
O condutor, de nacionalidade ucraniana e com 53 anos, trabalha para a empresa Barraqueiro há sete anos e só deixou o autocarro depois de confirmar que ninguém permanecia no interior. Foi o último a sair. A transportadora descreveu-o como um “funcionário exemplar” e destacou as suas várias formações profissionais, incluindo primeiros socorros, pode ler-se no Correio da Manhã.
A GNR também elogiou a intervenção do motorista, destacando a calma e a eficácia com que lidou com a situação de emergência, o que permitiu que a evacuação ocorresse sem vítimas.
Com o apoio da GNR, o grupo foi encaminhado para uma área de serviço. Três alunas, duas com 14 e uma com 15 anos, tiveram de receber assistência hospitalar: uma por inalação de fumos e as outras duas devido aos nervos. Todas foram transportadas para o hospital.
O incidente obrigou à intervenção rápida dos bombeiros, bem como ao corte temporário do trânsito, que foi sendo progressivamente reaberto após o controlo da situação.
PUBLICIDADE