Vamos

“Mostra-me como dormes, dir-te-ei quem és”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-04-2023
 
Como sabe, dormir bem é fundamental para a saúde, mas o seu sono pode indicar algo mais, como por exemplo atitudes. Para analisar as principais características que definem os diferentes tipos de sono, um especialista da Dalfilo, empresa italiana de roupa de casa, aponta 10 dicas que revelam muito sobre si.

Os comportamentos que tem enquanto dorme podem revelar traços da sua personalidade. A forma como se deita e o que faz quando vai para a cama, dizem muito sobre si.

PUBLICIDADE

Estas são as 10 características do sono que podem revelar traços da sua personalidade:

1. Cronótipo: É dos que se levanta “com as galinhas” ou deita-se tarde? A diferença é impressionante. Os madrugadores acordam cedo e são ativos a partir das primeiras horas da manhã, enquanto os noctívagos aumentam a sua atividade à medida que o dia se desenrola. “Os madrugadores tendem a ser mais organizados e geralmente têm hábitos mais saudáveis. Os noctívagos, por outro lado, estão mais expostos ao risco de insónia, stress e perturbações relacionadas com a falta de sono”, conta a revista Women’s Health que cita a Dalfilo.

PUBLICIDADE

2. Luz: Os que precisam da luz podem ter uma necessidade de controlo enquanto os outros podem revelar uma necessidade de isolamento completo.

3. Pijama: Até há pouco tempo, dormir com pijama era a opção mais popular. Os pijamas dão-nos uma sensação de proteção, enquanto que a ausência de roupa se refere a uma sensação de liberdade.

PUBLICIDADE

4. Posição: Teorias não faltam sobre a posição de como dormimos. Dormir de barriga para cima significa pouca abertura e pouca flexibilidade, enquanto que dormir de barriga para baixo pode ser um sinal de um carácter introvertido. Existe também quem durma com os braços e pernas esticados em forma de estrela, uma posição que indica abertura e confiança. Outra posição típica é a posição fetal, que revela frequentemente uma tendência para a preocupação com os outros, sensibilidade e um espírito reflexivo. 

5. Sozinho ou em companhia: Prefere dormir sozinho ou com alguém a seu lado? Em alguns casos, a incapacidade de dormir sozinho pode ser um sinal de desconforto e da necessidade de confiar em pessoas. Obviamente, não deve ser confundido. “Dormir sozinho, mesmo com um parceiro, denota um espírito independente e uma forte necessidade de preservar o seu próprio espaço, ritmos e hábitos. Em caso de dúvidas, estes são traços de uma pessoa independente”, revela.

6. Cores: As cores que escolhemos para dormir dizem muito sobre nós próprios e sobre o momento em que nos encontramos. Os que escolhem azul estão à procura de paz, tranquilidade e fidelidade. O vermelho represente vitalidade e paixão. O amarelo simboliza a leveza e o desejo de mudança. Já o verde, sendo a cor da natureza, tem um poder relaxante, perfeito para acalmar a ansiedade. O branco refere-se à tranquilidade e à paz, enquanto o preto se refere à elegância e, em alguns casos, pode ter um significado negativo. O cinzento, como todas as cores neutras, indica a antecipação e a falta de interesse em tomar decisões e assumir responsabilidades.

7. Perfumes: O olfato tem um grande poder de ação sobre o nosso inconsciente. Os perfumes “ativam a produção de endorfinas e neurotransmissores, responsáveis pela regulação do equilíbrio fisiológico. A aprendizagem está também ligada à experiência emocional dos odores, e a prova é que as memórias relacionadas com o cheiro são vívidas e imediatas. Temos uma verdadeira cultura olfativa, que se desenvolve desde o nascimento. É por isso que a escolha de certos odores pode ser curativa e reveladora, tais como lavanda que relaxa, camomila que reduz o stress, hortelã-pimenta que incute positividade e bergamota que melhora o humor”, explica a Women’s Health.

8. Ler: É um excelente amigo para entrar no mundo dos sonhos. Mostram um espírito criativo e um desejo de manter uma ligação com a parte da imaginação.

9. Televisão: Muitas pessoas não conseguem adormecer sem a presença da televisão. Mostram uma necessidade de baixar a atividade cerebral e relaxar, sem pensar em nada, desviando a atenção para algo externo. “Mas cuidado, o ‘ruído branco’ produzido pela televisão pode ajudá-lo a adormecer, mas a luz azul que emite pode afetar os seus ritmos circadianos e mesmo o seu sistema hormonal”, pode ler-se.

10. Meditar antes de dormir:  Os que meditam antes de dormir estão num caminho de auto-consciencialização. Meditar antes de ir dormir pode ajudá-lo a libertar-se do stress e descansar melhor. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE