Vamos
Mostra do Festival Internacional de Cartoons Escolares apresentada em Coimbra
O Espaço “Cultura no Centro”, no CoimbraShopping, está a ser palco de quadros originais de vários jovens criadores que participaram no Festival Internacional de Cartoons Escolares com a temática sobre O Direito à Educação.
Este festival internacional, que segue para a sua VIII Edição, numa parceria com o Grupo de Artes Visuais e a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Molelos com o Município de Tondela, pretende fazer com que cada participante, independentemente de fatores como a sua nacionalidade ou situação financeira, possa criar e expressar-se de forma crítica através desta arte, enquanto alerta para diferentes problemas e condições do meio que o rodeia.
PUBLICIDADE
Ao longo das suas edições, o festival tem vindo a registar um aumento significativo do número de participações — quer de alunos, de escolas e de países —, tendo já ultrapassado os 3000 cartoons e 80 países numa só edição. Alunos oriundos dos vários cantos do mundo são convidados a fazer parte deste projeto, único em Portugal, que se encontra já a receber propostas para a sua edição de 2025, tendo esta como tema a Saúde.
O grande objetivo deste festival é alertar para a importância da preservação e defesa dos Direitos Humanos — vertentes como os direitos específicos das crianças, a preservação e sustentabilidade ambiental, a desigualdade no acesso à alimentação e situações de violação dos Direitos, são retratados nos cartoons nas cinco edições passadas. Por sua vez, na edição de 2022, presente no CoimbraShopping, é desenvolvida uma abordagem sobre o Direito à Educação.
“Esta mostra, criada por jovens e preparada pelo Festival Internacional de Cartoons Escolares, é um projeto de extrema importância, sendo para o CoimbraShopping um orgulho servir de palco para apresentar e debater temas tão relevantes como os Direitos Humanos e, em específico, o Direito à Educação. Convidamos todas as famílias e escolas a visitarem o nosso espaço e refletir sobre a importância destas temáticas retratadas de forma tão expressiva”, afirma Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.
Pode visitar a mostra das 8:00 às 23:00, neste centro comercial, no piso 1, loja 203/205.
A entrada é gratuita.
Related Images:
PUBLICIDADE