Vamos

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tem mais encanto na hora da reabertura!

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-06-2023

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, um dos mais icónicos monumentos da cidade de Coimbra e classificado como Monumento Nacional desde 1910, volta a abrir ao público no próximo dia 26 de junho, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Após um extenso processo de beneficiação, restauro e valorização, o Mosteiro tutelado pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), volta a receber visitantes, oferecendo uma oportunidade única para apreciar um rico e vasto património histórico e cultural.

Fundado pela primeira vez, no final do século XIII, por Dona Mor Dias, dama da nobreza, o Mosteiro foi refundado no século XIV por Isabel de Aragão. As ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha compreendem, para além da magnífica igreja com características muito peculiares, um claustro com dimensões monumentais, que o tornam no maior claustro gótico conhecido em Portugal.  Ao longo dos séculos, o Mosteiro enfrentou inúmeros desafios devido à sua localização próxima ao rio Mondego, sujeito a cheias sazonais obrigando a comunidade monástica ao abandono definitivo do espaço, em 1677, para o novo convento (Mosteiro de Santa Clara-a-Nova), localizado numa cota superior.

Após séculos de abandono, em 1995, uma campanha arqueológica revelou parte do antigo mosteiro, incluindo o impressionante claustro gótico localizado a sul. Estas importantes descobertas arqueológicas serviram de base para a intervenção de recuperação, que permitiu devolver este conjunto histórico à comunidade.

Inaugurado em 2009, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha passou por uma das mais extensas e complexas obras de recuperação, restauro e valorização em Portugal.

Nos últimos anos o edificado continuou a sofrer danos significativos devido a fortes cheias do rio Mondego, reforçando a necessidade de medidas de prevenção e intervenção para proteger o património contra o impacto de eventos climáticos adversos cada vez mais frequentes.

A intervenção desenvolvida pela DRCC, no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, teve como principal objetivo não só a beneficiação do edificado patrimonial, mas também a melhoria e valorização dos espaços envolventes. Os trabalhos contemplaram a conservação e restauro dos materiais pétreos, cerâmicos e azulejares, assim como a recuperação de pavimentos na igreja e nos passadiços exteriores.

O projeto, da autoria dos Arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez (autores do projeto inicial), e que contou com o apoio técnico da Direção Regional de Cultura do Centro, também incluiu melhorias estruturais para proteger o espólio arqueológico armazenado, com a construção de nova reserva arqueológica, a eliminação de pontos de entrada de água não vedados com muro, e o reforço do sistema de bombagem. Ainda, contemplou a reparação do sistema de rega e a ampliação do sistema de vigilância para o interior do monumento. O projeto comparticipado em 85% pelo Programa Operacional CENTRO 2020 teve um custo total elegível de 641.721,21€.

Tendo sido necessário impedir o acesso à igreja e claustro, durante o período de execução das obras promovidas pela DRCC, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha retoma agora o normal circuito de visita que inclui o centro interpretativo e a ruína arqueológica.

A cerimónia de reabertura, marcada para as 11:00, do dia 26, conta com as intervenções de Suzana Menezes, diretora regional de Cultura do Centro, Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura.

A sessão tem apontamentos musicais interpretados pela soprano Carla Bernardino e pelo Coro Sinfónico Inês de Castro.

Às 15:30, decorre o espetáculo para a infância “Canta-me um Conto em Coimbra”, pela companhia de teatro Atrapalharte. Esta performance teatral, especialmente concebida para crianças e jovens, é inspirada nas lendas e na história da cidade de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE