Morreu esta quarta-feira, 12 de fevereiro, o antigo deputado do Partido Socialista Francisco Osório Gomes, que foi um dos fundadores e dirigente da UGT e que teve um papel relevante no movimento sindical português, antes e depois do 25 de Abril.
Nascido a 23 de julho de 1941, foi funcionário do Banco Espírito Santo a partir de 1966. Desde logo teve uma participação muito intensa na atividade sindical, vindo a fazer parte da Direção do SBC (então Sindicato dos Bancários do Centro), como vogal, em 1970. A partir daí integrou várias listas eleitas e viria a presidir à Direção daquele Sindicato ao longo de mais de duas décadas, até 2005.
Em representação do SBC participou activamente no Movimento Carta Aberta e, posteriormente, na fundação da UGT, de que viria a ser Vice-Secretário Geral nos anos 90.
Foi também deputado à Assembleia da República, eleito pelo Partido Socialista, nos anos 80.
O SBC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias, divulgou um comunicado onde manifesta “consternação e pesar” pelo falecimento deste seu antigo dirigente.
O corpo vai estar em câmara ardente na sexta-feira, dia 14, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Coimbra, a partir das 9:00, saindo pelas 16:00 para o Crematório de Taveiro.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE