Política

Montenegro considera ataques russos a Sumy “intoleráveis”

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 13-04-2025

O primeiro-ministro considerou hoje que os ataques russos desta manhã à cidade ucraniana de Sumy, que provocaram mais de 30 mortos, “são intoleráveis” e salientou que “Portugal está ao lado da Ucrânia”.

“Os ataques russos à cidade de Sumy são intoleráveis. Toda a solidariedade para com as vítimas e com o Presidente Zelensky. A Rússia continua em violação flagrante do direito internacional. Portugal está ao lado da Ucrânia e do lado do cessar-fogo proposto pelos EUA”, escreveu Luis Montenegro numa publicação na rede social X.

PUBLICIDADE

publicidade

Um ataque de mísseis russos realizado hoje de manhã no centro de Sumy, no nordeste da Ucrânia, matou pelo menos, 31 pessoas, incluindo duas crianças, e causou mais de 80 feridos, segundo um balanço publicado pelos serviços de emergência ucranianos.

PUBLICIDADE

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu, entretanto, uma “resposta forte do mundo” ao ataque a Sumy numa publicação na rede social Telegram.

“Precisamos de uma resposta forte do mundo. América, Europa, todos os que querem que esta guerra e estas mortes terminem. A Rússia quer exatamente este tipo de terror e está a arrastar esta guerra”, sublinhou o chefe de Estado ucraniano.

“Os mísseis inimigos atingiram uma rua normal da cidade, uma vida normal: casas, escolas, carros na rua…E isto num dia em que as pessoas vão à igreja, Domingo de Ramos”, descreveu Zelensky, citado pela agência Efe.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE