Região
Montemor-o-Velho recupera Pórtico do Solar dos Pinas
A obra de recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas, em Montemor-o-Velho, já está em andamento, anunciou hoje a Câmara, que submeteu, em 21 de março, uma candidatura para reabilitar o edifício do Solar dos Pinas.
“O Solar dos Pinas é um exemplo do património arquitetónico concelhio que tem no seu Pórtico um elemento patrimonial de relevância, estando classificado como Imóvel de Interesse Municipal. Neste momento, está em andamento o projeto de reparação do Pórtico”, disse hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
PUBLICIDADE
“Paralelamente, formalizámos uma intenção de candidatura a fundos comunitários para reabilitação, preservação e manutenção do próprio edifício do Solar, que visa também dotar o edifício de acessibilidades”, adiantou.
Em curso está o projeto de “recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas”, que foi alvo de candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, com um apoio no valor de cerca de 53 mil euros, comparticipado a 80%.
“Esta era uma intervenção urgente e muito necessária para recuperar aquela estrutura”, frisou o autarca.
O Pórtico do Solar dos Pinas localiza-se na sede de concelho, na Rua Fernão Mendes Pinto, e insere-se em área urbana do centro histórico, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.
A intervenção pretende “enriquecer o conhecimento dos visitantes relativamente ao património, despertar a necessidade de salvaguardar e proteger o património e incentivar a reflexão sobre temáticas patrimoniais, bem como promover atitudes que levem à preservação, divulgação e valorização do património cultural concelhio”, referiu, numa nota de imprensa, aquele município do distrito de Coimbra.
Esta candidatura teve como objetivo “criar as condições para a visitação, fruição e divulgação de um elemento patrimonial relevante no concelho de Montemor-o-Velho”.
A Câmara de Montemor-o-Velho, no Baixo Mondego, submeteu também a candidatura, no dia 21 de março, para a reabilitação do edifício do Solar dos Pinas, no âmbito PDR 2020, num investimento total de cerca de 197 mil euros, com uma taxa de comparticipação de 50%.
Neste momento a autarquia aguarda a decisão da candidatura.
O edifício faz parte do percurso de visitação turística do centro histórico de Montemor-o-Velho, pelo que o Solar dos Pinas “é visitado e procurado com regularidade por diversos tipos de visitantes”, concluiu a câmara.
Related Images:
PUBLICIDADE