Montemor-o-Velho assinala o 51º aniversário do 25 de Abril e os 500 anos do nascimento de Luís de Camões com um conjunto de iniciativas que evocam a liberdade, a cultura e a identidade coletiva.
No dia da Liberdade, 25 de abril, as comemorações oficiais têm início às 10:00, na Praça da República, com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, executado por músicos das quatro centenárias filarmónicas do concelho.
O Circuito das Freguesias em Bicicleta, o Passeio Familiar em Bicicleta e a Caminhada pela Liberdade vão marcar a manhã do dia 25 de abril com desporto e atividade física, que termina com um almoço convívio no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. As inscrições estão esgotadas.
PUBLICIDADE
Para a tarde estão reservados os momentos mais institucionais, com a apresentação da requalificação do edifício dos Paços do Município a ter lugar às 15:45. O renovado Salão Nobre acolhe, às 16:00, a Sessão Solene da Assembleia Municipal de comemoração do 51º aniversário do 25 de abril nos Paços do Concelho. A cerimónia contará com a presença do Comissário-Geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, José Augusto Bernardes, e, para além das habituais intervenções e discursos, vai integrar um momento musical pelo grupo Sax & Companhia.
Recorde-se que as escolas do concelho também se associaram às comemorações. Nos dias 22 e 23 de abril, a iniciativa “A Assembleia Municipal vai à Escola” levou os valores de Abril aos alunos e alunas da Escola Básica 2/3 Dr. José dos Santos Bessa, na Carapinheira, e das Escolas Básica e Secundária de Montemor-o-Velho.
Devido aos três dias de luto nacional decretados pela morte do Papa Francisco, a programação dos concertos das centenárias filarmónicas de Montemor-o-Velho, inseridos nas comemorações do 25 de Abril, foi ajustada. As atuações inicialmente previstas para os dias 25 e 26 de abril serão agora realizadas a 2 e 4 de maio.
O programa inicia com o concerto da Associação Filarmónica 25 de Setembro no dia 1 de maio, às 21h30, no Mercado de Meãs do Campo.
Dia 2 de maio, pelas 21:30, é a AFUV – Associação Filarmónica União Verridense a protagonista de um concerto que terá lugar na sede da associação, em Verride, na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
O concerto da Academia Musical Arazedense realiza-se no dia 3 de maio, às 18:30, no Largo Arminda Baía, em Arazede.
A FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira encerra a programação com o concerto no dia 4 de maio, às 16:00, no Centro Cultural Recreativo Desportivo do Moinho da Mata, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.
PUBLICIDADE