Economia
Modelo de negócio da Critical Software “vai além do lucro”
A Critical Software assumiu o compromisso de utilizar a tecnologia para o bem, integrando assim objetivos sociais num modelo de negócio que “vai além do lucro”.
PUBLICIDADE
Criado nos Estados Unidos para reconhecer as boas práticas sociais e ambientais das empresas, a postura de Benefit Corporation é cada vez mais adotada pelas tecnológicas, numa altura em que o desenvolvimento de ações com impacto nos pilares ESG são determinantes para a reputação de um negócio.
A Critical Software procurou, dessa forma, seguir as boas práticas em 2023 e apresentar agora o seu Benefit Corporation Report. Nesse ano, a empresa investiu perto de 900 mil euros em várias iniciativas de cariz solidário ou ambiental, reafirmando a sua missão de “Devolver à Comunidade”, com apoio a programas educativos, contratações inclusivas, programas de voluntariado e donativos.
“O nosso compromisso enquanto Benefit Corporation está focado em gerar valor para além do retorno financeiro. Este relatório reflete o impacto das nossas iniciativas e o quanto conseguimos evoluir nos pilares de sustentabilidade, que são essenciais para o futuro das empresas e das comunidades”, explica em comunicado Filipa Carmo, diretora de People da Critical Software.
O relatório está dividido em três categorias – People, Planet, Profit (Pessoas, Ambiente e Lucro) – onde se destacam diversas iniciativas.
Por exemplo, nas Pessoas, a aposta foi para o Programa da Neurodiversidade. Pioneira em Portugal, a Critical Software integra pessoas com perturbações do espectro do autismo nas suas equipas de engenharia, em colaboração com a Specialisterne.
Desde o início do programa, foram contratadas 23 pessoas, das quais 16 permanecem ativamente envolvidas nos projetos da empresa.
O voluntariado corporativo e a educação são outros dos aspetos realçados neste primeiro P.
Já no ítem Planeta, a Critical Software refere que na sede em Coimbra 25 por cento da energia foi gerada a partir de fontes renováveis, graças à instalação de 345 painéis solares.
A empresa adotou ainda uma política de reutilização de equipamentos eletrónicos que são previamente reparados e atualizados. Ao mesmo tempo, lançou o programa Be One With Nature que visa restaurar e preservar o ecossistema florestal em áreas degradadas de Portugal.
No Lucro (Profit), 5 por cento dos lucros da empresa foram atribuídos a projetos com impacto positivo
na comunidade. Entre estas iniciativas está o projeto “O Piano”, que levou a música ao quotidiano dos utentes das estações de Entrecampos, em Lisboa, e da Trindade, no Porto, e o Critical Fit, onde “incentivam os colaboradores a manterem-se ativos, transformando cada hora de treino em donativos para causas sociais”.
O compromisso salarial, conhecido como “Ten Times”, foi assegurado pela empresa com sede em Coimbtra, de forma a garantir que a diferença entre o salário mais alto e o mais baixo na empresa não ultrapasse o fator de 10.
Por último, em 2023, a empresa registou um aumento da faturação para 98 milhões de euros, acompanhado de uma partilha de 25% dos lucros com os colaboradores.
“O compromisso de Benefit Corporation vai além do cumprimento de obrigações legais e financeiras, implica garantir que cada decisão da empresa gera um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Este compromisso é parte integrante da estratégia da Critical Software para construir um futuro mais justo e sustentável”, refere a empresa.
Related Images:
PUBLICIDADE