Mundo
Moçambique quer aumentar acesso a água para 80% até 2024
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manifestou hoje a intenção de expandir a rede de abastecimento de água dos atuais 62% para 80%, destacando a mobilização de recursos para o alcance das metas como prioridade para o seu executivo.
“Com o Programa Água para a Vida, pretendemos até 2024 aumentar a nível nacional a cobertura dos serviços de abastecimento de água nas zonas rurais e urbanas dos atuais 62% para 80%”, disse Filipe Nyusi, durante a inauguração da barragem de Gorongosa, no centro do país.
PUBLICIDADE
Para o chefe de Estado, o aumento da cobertura de abastecimento no país vai “acelerar a caminhada rumo ao alcance do acesso universal e equitativo a água potável e ao saneamento”.
Filipe Nyusi avançou ainda que o Governo vai continuar empenhado na mobilização de recursos para a criação de mais infraestruturas de abastecimento de água em Moçambique.
“É preciso usar a água com racionalidade porque é um recurso cada vez mais escasso, entretanto indispensável”, frisou.
De acordo com o Presidente moçambicano, a barragem de Gorongosa, hoje inaugurada, poderá beneficiar 45 mil pessoas, num investimento de cerca de 327 milhões de meticais (quatro milhões de euros).
“Esta barragem trará enormes benefícios para população e para economia local do distrito de Gorongosa. A zona já ficou valorizada com esta pequena barragem”, disse Filipe Nyusi, acrescentando que a barragem de Gorongosa tem a capacidade armazenamento de 300 mil metros cúbicos de água.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE