O ministro da Educação alertou hoje para a urgência de uma ação concertada com os jovens para que sejam alcançados os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas, tendo como horizonte a Agenda20/30.
Tiago Brandão Rodrigues falava na sessão de abertura da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e Fórum da Juventude, Lisboa+21, que decorre em Lisboa até domingo.
Esta conferência acontece 21 anos depois de Portugal ter organizado a I Conferência Mundial de Ministros da Juventude que levou à assinatura da chamada “declaração de Lisboa” que agora deverá ser atualizada.
“Estes desafios que enfrentamos parecem e são enormes. O desafio de promover o acesso dos jovens a trabalho digno; o desafio de superar a discriminação de que são vítimas. O desafio de os incluir política, social e economicamente. O desafio de diminuir a pobreza que afeta os jovens. O desafio de lhes garantir um acesso à saúde e à educação em plena igualdade com os seus concidadãos”, disse o ministro adiantando que por estes desafios serem enormes “é ainda mais urgente a resposta”.
Tiago Brandão Rodrigues explicou que estes desafios ampliam-se ao ritmo das mudanças demográficas, nomeadamente com as migrações e a divisão entre urbano e rural e ficam ainda mais complexos cada momento em que cresce a degradação ambiental e acelera a poluição.