Política

Militar é a escolha do PS para opositor de Santana Lopes

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 14 segundos atrás em 23-02-2025

O coronel Vítor Rodrigues foi indigitado, este domingo, para candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz, soube NDC de fontes partidárias.

O militar, com mestrado em Desenvolvimento Local, é opositor à reeleição de Pedro Santana Lopes, cuja recandidatura é patrocinada pelo movimento “Figueira, a primeira” e pelo PSD.

Antes de ter liderado o Comando Territorial de Viseu da GNR, o militar comandou o Destacamento Fiscal da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

A escolha a cargo da Comissão Concelhia do PS/Figueira, presidida por Raquel Ferreira (deputada à Assembleia da República), terá constituído relativa surpresa para o coordenador da bancada socialista na Assembleia Municipal figueirense e líder partidário de âmbito distrital, João Portugal.

Apesar da ampla maioria escrutinada, houve três votos desfavoráveis à indigitação e quatro abstenções.

Raquel Ferreira disse ter tido o respaldo do Secretariado da Comissão Política Concelhia (CPC) figueirense do Partido Socialista.

José Iglésias foi interpelado por camaradas acerca da escolha de Vítor Rodrigues por se tratar de um dirigente partidário tido como “alter ego” da líder concelhia do PS figueirense.

O PS/Figueira, cujos autarcas têm evidenciado assinalável divisão, está perante um desafio eleitoral exigente, porquanto Santana Lopes, que triunfou em 2021 com maioria relativa, aspira à reeleição apoiado pelos social-democratas.

Há três anos e meio, o PSD conquistou apenas um assento no executivo camarário figueirense, e o PS quatro, tal como o movimento independente, sendo que vários vereadores socialistas pediram a suspensão dos respectivos mandatos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE